
Central do Timão
·15. Oktober 2025
Andrés Sanchez solicita afastamento dos conselhos do Corinthians após denúncia do Ministério Público

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·15. Oktober 2025
Logo após ser denunciado pelo Ministério Público por crimes de apropriação indébita, lavagem de dinheiro e falsidade de documento tributário, o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, se afastou dos Conselhos Deliberativo e de Orientação do clube até a conclusão do caso. A informação foi apurada pela Central do Timão.
Por ter sido presidente do Corinthians, Andrés Sanchez ocupa o cargo de conselheiro vitalício e é membro nato do Cori. Com o pedido de afastamento, ele não participará das atividades nem do CD nem do Cori. Por meio de sua defesa, o ex-mandatário também divulgou nota oficial.
Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
“A defesa de Andrés Navarro Sanchez, representada pelo advogado Fernando José da Costa, informa que foi surpreendida com o oferecimento de uma denúncia distribuída em apartado, sem juntada ao procedimento investigatório ao qual possui acesso. O teor da acusação só se tornou conhecido após coletiva de imprensa convocada pelo promotor responsável, que anunciou a denúncia por supostos delitos de apropriação indébita, crimes tributários e lavagem de capitais. A defesa destaca, desde já, a inépcia da peça acusatória e o evidente excesso na imputação, reiterando que a inocência de Andrés será comprovada ao longo do processo, agora presidido pelo imparcial Poder Judiciário”, escreveu.
É importante lembrar que o Ministério Público já havia solicitado, em setembro, o afastamento temporário de Andrés Sanchez para evitar que ele influenciasse medidas internas do clube. O MP-SP também requisitou o afastamento de Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo, que continuam sendo investigados.
Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo, confirmou o pedido de afastamento de Andrés Sanchez: “A Presidência do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista informa que o ex-presidente Andrés Sanchez pediu afastamento do Conselho Deliberativo, onde tem a posição de Conselheiro Vitalício, e do CORI, onde é membro nato, na tarde desta quarta-feira (15), por tempo indeterminado, para que possa se defender das denúncias oferecidas pelo Ministério Público. Esclareço que o afastamento foi acolhido por mim, sem necessidade de deliberação do plenário.”
Além de Andrés Sanchez, o superintendente financeiro Roberto Gavioli também foi denunciado por apropriação indébita e lavagem de dinheiro. Ele já foi afastado pelo clube, que comunicou a decisão em nota oficial.
O MP-SP afirma que Andrés Sanchez utilizou R$ 480 mil do Corinthians, em valores atualizados pela inflação, para uso pessoal. Entre os gastos estão desde despesas em postos de gasolina até viagens.
Desde agosto, o Corinthians tem sido alvo das investigações conduzidas pelo MP-SP, que apura as administrações dos ex-presidentes Andrés Sanchez (em seu segundo mandato, de 2018 a 2020), Duilio Monteiro Alves (de 2021 a 2023) e Augusto Melo (de janeiro de 2024 a maio de 2025) no Parque São Jorge.
Inicialmente, apenas Andrés e Duilio eram investigados — o primeiro pelo suposto uso do cartão corporativo do clube para fins pessoais, e o segundo por uma série de despesas que somaram R$ 80 mil em apenas 40 dias de gestão. Posteriormente, a administração de Augusto Melo também passou a ser incluída nas apurações.
O Ministério Público, inclusive, chegou a solicitar o afastamento temporário dos três ex-presidentes de todos os colegiados do clube até o término das investigações, com o objetivo de evitar qualquer tipo de influência nos processos internos. O Conselho de Orientação (Cori) recomendou ainda a abertura de um processo interno contra Andrés.
Além dos ex-presidentes, o Corinthians também tem colaborado com as investigações. Na condição de testemunhas, o atual presidente Osmar Stabile e o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, foram ouvidos pelo MP-SP. O clube também enviou ao órgão uma série de documentos solicitados, referentes aos gastos realizados nas três gestões analisadas.
Confira na íntegra a nota de Romeu Tuma Júnior sobre o afastamento de Andrés Sanchez:
A Presidência do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista informa que o ex-presidente Andrés Sanchez pediu afastamento do Conselho Deliberativo, onde tem a posição de Conselheiro Vitalício, e do CORI, onde é membro nato, na tarde desta quarta-feira (15), por tempo indeterminado, para que possa se defender das denúncias oferecidas pelo Ministério Público.
Esclareço que o afastamento foi acolhido por mim, sem necessidade de deliberação do plenário.
Informo ainda que a Comissão de Justiça do CD dará seguimento à apuração do caso do uso do cartão corporativo, ouvindo inclusive os ex-diretores e presidentes de órgãos fiscalizadores do clube à época das gestões de 2018 para cá.
Atenciosamente,Romeu Tuma JuniorPresidente do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista
Veja mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50