Glorioso 1904
·5. Dezember 2025
António Nobre no Benfica - Sporting é má notícia! Histórico fala por si

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·5. Dezember 2025

O Sport Lisboa e Benfica recebeu com enorme apreensão a notícia da nomeação de António Nobre para dirigir o dérbi desta sexta-feira. A escolha do Conselho de Arbitragem recaiu sobre o juiz da Associação de Futebol de Leiria, cujo passado recente em jogos das águias está manchado por decisões técnicas e disciplinares que influenciaram diretamente resultados negativos. Reveja as criticas de Mauro Xavier ao árbitro, em exclusivo ao Glorioso 1904.
O episódio mais crítico na memória dos encarnados remonta à temporada transata, durante o empate (2-2) na receção ao Arouca. Nesse encontro, António Nobre assinalou uma grande penalidade por suposta falta de Nicolás Otamendi. O videoárbitro (VAR) alertou o juiz para a inexistência de infração, recomendando a visualização das imagens, mas o juiz optou por ignorar a tecnologia e manter a decisão.
Outro momento que motiva a contestação encarnada ocorreu no Estádio do Bessa, na derrota por 3-2 frente ao Boavista na jornada inaugural de 2023/24. António Nobre foi o protagonista ao expulsar Petar Musa, antigo avançado das águias, numa decisão considerada excessiva.
A indignação sobe de tom quando se compara este rigor disciplinar com a benevolência demonstrada perante o adversário desta jornada. Esta época, António Nobre já esteve envolvido em polémicas por ter poupado Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande a expulsões claras em jogos do Sporting.
Ao longo da sua carreira, António Nobre já dirigiu 14 encontros do Benfica, sendo que as águias venceram 10, empataram dois e perderam outros dois. Se olharmos para o registo do Sporting com o juiz de 37 anos, os números falam por si: 17 triunfos, um empate e um desaire.
Perguntas Frequentes sobre António Nobre









































