Arnaldo detona arbitragem, pede mudanças e dispara: 'Sistema falido' | OneFootball

Arnaldo detona arbitragem, pede mudanças e dispara: 'Sistema falido' | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·8. Oktober 2025

Arnaldo detona arbitragem, pede mudanças e dispara: 'Sistema falido'

Artikelbild:Arnaldo detona arbitragem, pede mudanças e dispara: 'Sistema falido'

A fase terrível da arbitragem brasileira, com erros atrás de erros em várias competições, tem tirado o sono dos jogadores — e não só do Flamengo. No entanto, a situação chegou tão fundo que até ex-árbitros estão criticando as atuações dos assopradores de apito, e o já aposentado Arnaldo Cezar Coelho foi um deles.

Árbitro de renome no futebol brasileiro, Arnaldo foi do quadro da Fifa entre 1968 e 1982. Após deixar os campos, tornou-se comentarista do esporte, profissão que desempenha até hoje. E, ao analisar o trabalho da arbitragem no futebol brasileiro atual, o ex-juiz não escondeu a lamentação com o péssimo momento. Para ele, o sistema é "falido".


OneFootball Videos


"O sistema é falido. O sistema que eu estou dizendo é o seguinte: como se compõe uma Comissão de Arbitragem, o Tribunal de Justiça, as escalações e como se formam os árbitros. E o que é pior, como se atualiza os árbitros. É tudo errado", analisou Arnaldo em entrevista ao "Lance".

Arnaldo ainda disparou críticas à própria Comissão de Arbitragem. Segundo ele, com dinheiro à disposição e tantas reuniões, a falta de resultados é alarmante e precisa ser cobrada. Em meio a tantos debates sem nexo sobre lances claros, o ex-árbitro disse o óbvio: o trabalho feito no momento não está dando certo e precisa ser alterado.

"Não é possível que uma Comissão de Arbitragem que está lá há não sei quanto tempo, com dinheiro para fazer mil reuniões, com a condição de botar VT de jogos, não tenha resultado. Pede para sair, vai embora, porque não está dando resultado. Tem que trocar tudo. Tudo, tudo, tudo", criticou.

Arnaldo aponta soluções para arbitragem do Brasil

Naturalmente, Arnaldo Cezar Coelho não apenas citou os problemas, mas também tentou sugerir algumas formas de contorná-los. No entanto, o conselho do ex-árbitro forçaria uma mudança na raiz, algo defendido por ele, mas que certamente representaria mudanças profundas. E isso envolve desde a escalação para a partida até a frequência em campo.

"Demora, mas tem que chamar o pessoal que vai apitar. Primeiro, não tem que botar quarta e domingo. Poxa, na quarta-feira, teve juiz que fez uma lambança do cacete, aí botaram o cara para apitar no domingo. E assim vai, toda hora. Não é possível que aconteça isso, está tudo errado. A arbitragem brasileira perdeu credibilidade", apontou.

Por fim, Arnaldo também criticou a permissividade dos árbitros atuais, algo que pode contribuir em todo o estresse da partida. Na visão do ex-profissional, quando os juízes começarem a expulsar direto quem faz reclamações acintosas, elas imediatamente vão diminuir. Como isso não acontece, todos se sentem no direito de reclamar.

"A outra coisa é a impunidade. O treinador fala, fala, e eles vão lá e batem papo com o treinador. Primeiro que abrir a boca, expulsa. O segundo, expulsa, acabou, ninguém mais vai falar na beira do campo. Não é só o Abel, é que ele serve de referência. 'Se o Abel faz isso, eu posso fazer'. O jogador faz a mesma coisa", completou Arnaldo.

Impressum des Publishers ansehen