ecbahia.com
·14. August 2025
Bahia avança em negociação por goleiro do Santos; clube turco também tenta

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·14. August 2025
Sem espaço no elenco do Santos após a afirmação de Gabriel Brazão como titular, o goleiro João Paulo pode chegar ao Bahia.
A negociação se dá por empréstimo com opção de compra por parte do Bahia. Os dois clubes estão progredindo nas conversas e o acerto é tido como provável nos bastidores. Seu contrato atual com o Santos vai até 2027.
Nessa semana, o Santos também recebeu uma proposta formal da Turquia pela cessão do goleiro João Paulo.
Internamente, o estafe do jogador, entretanto, vê a mudança para o futebol turco como “muito radical” para o jogador que jamais saiu do Santos desde a sua formação na base.
O nome da equipe turca ainda é mantido em sigilo. Vale destacar, entretanto, que Marcos Felipe também está na mira de um time da Turquia chamado Eyüpspor, da primeira divisão local.
Atualmente com 30 anos, João Paulo é reserva do Santos e fez apenas um jogo na temporada de 2025.
Revelado no CT Rei Pelé, o goleiro jamais vestiu outra camisa a não ser a do próprio Santos, na base ou profissionalmente. Sua estreia oficial aconteceu em 2017, quando fez seu primeiro jogo oficial, mas sua afirmação profissional ocorreu somente em 2020.
Foram quatro temporadas e meia consecutivas como titular do gol santista, acumulando, por exemplo, 62 jogos em 2022 e 59 atuações em 2023 – as suas duas melhores até então.
No meio de 2024, após 23 jogos feitos, ele perdeu espaço com a chegada de Gabriel Brazão, que assumiu a titularidade durante a Série B e vem ganhando destaque no time.
No total, o goleiro tem um relativamente baixo de jogos para um atleta de 30 anos. São 233 jogos oficiais ao longo da carreira.
A título de comparação, Marcos Felipe, em dois anos e meio pelo Bahia, já acumulou 147 jogos. Contudo, antes de chegar ao Tricolor de Aço, na ocasião com 26 anos, ele só havia acumulado 112 jogos oficiais na carreira.