Benfica nas casas de campeões europeus: a melhor de todas é Turim | OneFootball

Benfica nas casas de campeões europeus: a melhor de todas é Turim | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·21. Januar 2026

Benfica nas casas de campeões europeus: a melhor de todas é Turim

Artikelbild:Benfica nas casas de campeões europeus: a melhor de todas é Turim

Seguem-se números. Há 24 clubes campeões europeus. De 1955/56, quando o Real Madrid inaugurou um percurso que faz de si, de forma destacada, o mais titulado (15) até 2024/25, ano em que o PSG conseguiu finalmente entrar na galeria, jogaram-se 70 edições da principal prova do futebol europeu. E o Benfica é o segundo clube com mais participações (42), igual ao Bayern e só atrás do próprio Real Madrid (56). À frente da Juventus (39) e do FC Porto (36), quartos e quintos classificados da lista.

Ora, a propósito de uma mera perceção, de que o Benfica se dá bem com os ares de Turim, partimos para os dados concretos e conseguimos dizê-lo de forma factual: de todos os clubes que se sagraram campeões europeus, a casa da Juventus é onde as águias melhor se dão. 60 por cento de vitórias, em cinco jogo.


OneFootball Videos


Não foi a todas. E, obviamente, a que mais visitou foi a casa do FC Porto, mas sempre por via interna. Foi onde mais ganhou, em termos absolutos (19, em 121 jogos), embora muito longe de ter conseguido uma percentagem de sucesso (16 por cento) que se equipare a Turim.

E, em relação aos jogos na casa da Vecchia Signora, há ainda a nota de que um dos jogos em que o Benfica não perdeu foi em 2014, com um 0-0 suficiente para lhe dar acesso à final da Liga Europa - como tal, um jogo que sabe a vitória. Por falar em acessos a finais, o primeiro triunfo em Turim, no longínquo ano de 1968 (0-1), disputado no Comunale Vittorio Pozzo, permitiu ao Benfica de Eusébio ir à final da Taça dos Campeões Europeus, numa final perdida no prolongamento contra o Manchester United (4-1).

A única derrota foi no demolido Delle Alpi, em 1993, num claro 3-0 que tirou os encarnados da Taça UEFA nos quartos de final - que seria ganha pelos transalpinos, treinados por... Giovanni Trapattoni.

Logo atrás, nos capítulos de sucesso, vem o Ajax. O Benfica ganhou, em dezembro, pela terceira vez em Amesterdão e chegou a um registo de 50 por cento de vitórias na casa do gigante neerlandês.

Para este levantamento, não se considerou se os clubes já eram campeões europeus na altura em que os jogos se realizaram ou se só o foram posteriormente. Por exemplo, o PSG ainda não tinha o título nos quatro jogos aqui referidos.

Todos os Jogos em Turim

Impressum des Publishers ansehen