Jogada10
·2. Dezember 2025
Boca Juniors tem poder de decidir futuro do… River Plate?

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·2. Dezember 2025

Os dois clubes mais populares do futebol argentino (Boca Juniors e River Plate) tem presente e futuro entrelaçados na reta final da temporada 2025. Mesmo que, na prática, um deles sequer tenha mais jogos oficiais para disputar, caso do Millonario.
Até o presente momento, o River não está na lista de equipes do país vizinho que irão disputar a Libertadores 2026. A saber, essas vagas pertencem a Platense (campeão do Apertura), Independiente Rivadavia (campeão da Copa Argentina) além de Rosario Central, Boca Juniors e Argentinos Juniors, os três primeiros na campanha acumulada entre Apertura e Clausura.
Contudo, o mata-mata do Clausura segue em disputa, algo que deixa a disputa de uma vaga direta na fase de grupos em aberto. E é aí que entra a influência direta da campanha do Boca Juniors no futuro do River Plate.
A principal competição do segundo semestre, no Campeonato Argentino, está na semifinal e o Boca é a única equipe dentre os três primeiros da tabela geral que segue vivo. De um lado, os boquenses encaram o Racing, em La Bombonera, para formar a decisão com o vencedor do clássico de La Plata entre Gimnasia e Estudiantes (mando dos Triperos), ambos em duelo único.
Com esse cenário, caso o Boca Juniors fique com a taça do Clausura, a vaga da tabela acumulada “desce” uma posição, local justamente onde está o River Plate. Do contrário, a equipe do técnico Marcelo Gallardo vai disputar a Sul-Americana, interropendo a sequência de presenças seguidas na Libertadores que dura desde 2015.









































