Leonino
·13. September 2025
Bruno Prata análisa as transferências do Sporting e fala em "mercado consumista"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·13. September 2025
Bruno Prata fez a sua análise ao mercado de transferências dos três grandes do futebol português, com principal destaque para o Sporting. O especialista acredita que, ao contrário das janelas do futebol mundial, os emblemas nacionais não têm possibilidade de ser tão ‘consumistas’.
"O investimento sem precedentes de Sporting, Benfica e Porto revela o crescente desafio de encontrar talento jovem a baixo custo. A eficácia do scouting europeu aumentou, reduzindo o acesso dos clubes portugueses a oportunidades de mercado. Exemplo disso são os 20 milhões pagos pelo Porto por Froholdt, e os 27 milhões gastos pelo Benfica em Ríos e Sudakov.", afirmou ao jornal Record, antes de avançar para um exemplo dos leões.
"Embora o contexto ajude a explicar os valores elevados, não justifica certas apostas de risco. O Benfica contratou Lukebakio por 20 milhões (mais 4 em variáveis), apesar de o jogador ter quase 28 anos e limitada margem de valorização. O Sporting fez o mesmo com Luis Suárez, pagando 22,16 milhões, mais 5,3 milhões e 10% das mais-valias futuras", acrescentou.
De seguida, Bruno Prata faz referência a um dos maiores investimentos do Sporting neste mercado - que vai fazer a sua estreia frente ao Famalicão - Fotis Ioannidis: "Ioannidis, contratado pelo Sporting por 22 milhões mais 3 em objetivos, e com 25% das mais-valias cedidas, perdeu espaço no Panathinaikos, o que levanta dúvidas sobre o critério. Nestes casos, o impulso de contratar parece ter superado a real necessidade desportiva, gerando a perceção de consumismo mais do que estratégia"
"Curiosamente, o Sporting falhou por instantes a contratação de Jota Silva, evitando pagar 4,5 milhões por um simples empréstimo com cláusula de compra de 15,5 milhões — por um jogador de 26 anos e rendimento apenas razoável. Nesse sentido, seria mais compreensível aplicar os mesmos 40 milhões num talento como Kevin.", concluiu.