
Gazeta Esportiva.com
·6. Oktober 2025
CBF divulga áudio do VAR de pênalti em Vasco x Vitória

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·6. Oktober 2025
A CBF divulgou, na noite do último domingo, os áudios do VAR referentes ao pênalti marcado para o Vasco durante o duelo com o Vitória, em São Januário. O jogo, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com a vitória da equipe carioca por 4 a 3.
O lance ocorreu aos 22 minutos do segundo tempo, quando a partida estava empatada em 2 a 2. Após falta cobrada na área, Robert Renan cabeceou e a bola tocou na mão de Cáceres.
Logo após a jogada, o árbitro da partida, Fernando Mendes de Salles Nascimento Filho, alertou Caio Max Augusto Vieira, comandante do VAR, sobre um possível toque no braço: “Vê se pega na mão, tá? Ele vai de cabeça e o defensor está muito próximo”.
Na primeira análise, Caio Max identificou o braço em posição irregular, em movimento antinatural: “Essa mão está acima da linha do ombro. Fernando, pare o jogo. Te recomendo revisão por possível penal“.
Quando Fernando Mendes chega à cabine do VAR, é novamente alertado por Caio Max: “Ele (Robert Renan) cabeceia para o meio da área e o jogador (Cáceres), em movimento antinatural, acaba bloqueando a bola”.
Em menos de um minuto de análise, Fernando Mendes toma sua decisão: “Braço está ampliado. Ele (Robert Renan) cabeceia para o meio da área. Há uma impossibilidade tática à frente, o braço está ampliado. Ele (Cáceres) assume o risco. Vou voltar o jogo com tiro penal, sem cartão amarelo”.
O Vasco virou o placar com o pênalti cobrado por Rayan, mas sofreu o empate de Cáceres aos 27 minutos do segundo tempo. GB garantiu a vitória do Gigante da Colina aos 52 minutos.
A partida foi marcada por polêmicas de arbitragem e pelas expulsões de dois jogadores do Vitória (Lucas Halter e Carlinhos). Foi a primeira partida que Fernando Mendes apitou no Campeonato Brasileiro.
Vasco
Vitória