Coluna do Fla
·7. Oktober 2025
Clubes da Libra articulam exclusão do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·7. Oktober 2025
Os clubes da Libra, grupo no qual o Flamengo faz parte, estão se organizando para excluir o maior time do país. Por conta da postura do presidente do Fla, Luiz Eduardo Baptista, nas negociações, a ideia é isolar o Rubro-Negro. Dirigentes das outras agremiações estão na fase de estudo do estatuto para saber se a medida é possível.
“A Libra soltou uma nota oficial rebatendo cada item e esclarecendo pontos desta ação do Flamengo. Os clubes agora aguardam as medidas já adotadas pela Libra na Justiça. Internamente, existe uma intenção de exclusão do Flamengo da Libra, devido a essa gravíssima atitude de querer mudar as regras durante o jogo. A iniciativa de exclusão não é do Santos. Existe um movimento interno de estudos pelo Estatuto”, disse o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, ao Uol.
Irritado pela falta de acordo com os demais clubes da Libra, o Flamengo foi à Justiça para bloquear o repasse da Globo aos times. Desse modo, R$ 77 milhões não chegaram aos cofres das agremiações após o Mengão conseguir uma liminar.
A medida drástica tomada pelo Flamengo acontece pela falta de diálogo dos outros clubes, de acordo com o Rubro-Negro. O Mais Querido entende que perderá aproximadamente R$ 100 milhões caso a ideia, da maneira que está, avance.
O Flamengo e o Volta Redonda não aceitaram os termos propostos e, para o acerto, é necessário unanimidade. Após a vitória do Mengo na Justiça, outras equipes emitiram notas oficiais criticando a decisão. Além disso, a diretoria do Fla também respondeu.
A Libra é uma entidade criada para vender direitos de TV de alguns clubes do Brasileirão. Ela é formada por Palmeiras, Bragantino, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Vitória, Remo, Paysandu, Volta Redonda, ABC, Guarani, Sampaio Corrêa, Brusque e o próprio Flamengo.
Em reunião realizada pelo Conselho Deliberativo do Flamengo nesta terça-feira (07), a diretoria esclareceu todos os pontos e explicou que tem a razão no debate. O Coluna do Fla trouxe as informações em primeira mão, e você pode acessar aqui.