Gazeta Esportiva.com
·4. Dezember 2025
Com a maior janela da história do clube, Flamengo volta a conquistar o Brasileiro após cinco anos

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·4. Dezember 2025

O Flamengo é o grande campeão brasileiro da temporada de 2025. No ano de maior investimento de sua história, o Mengão conquistou seu oitavo título do Brasileirão após a combinação de resultados obtida nesta quarta-feira.
Nesta temporada, principalmente no segundo semestre, o Flamengo investiu e incorporou no elenco grandes nomes como Samuel Lino e Saúl, ambos ex-atletas do Atlético de Madrid, além de Emerson Royal e o meia colombiano Jorge Carrascal.
Segundo a CBF, é o oitavo título doRubro-Negro na competição (1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025). A entidade considera que o troféu da edição de 1987 pertence apenas ao Sport. A Gazeta Esportiva preparou um compacto com os melhores momentos do Flamengo neste Campeonato Brasileiro.
O título do Flamengo no Campeonato Brasileiro passou pela manutenção do técnico Filipe Luís. Mesmo inexperiente, o ex-lateral conquistou a Copa do Brasil em 2024 em um belo ano de estreia, mas o desafio de comandar o clube em uma temporada inteira era maior.
A diretoria manteve Filipe, que naturalmente teve seus altos e baixos no ano. Apesar disso, o treinador se mostrou frio e soube gerar o grupo e os momentos de crise. Até aqui, são 70 jogos no ano, com 46 vitórias, 15 empates, nove derrotas e 76,4% de aproveitamento.

Foto: DAN MULLAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Outro fator muito importante foi o grande valor investido em contratações para reforçar o elenco, que já era considerado por muitos como o melhor da América do Sul. Em 2025, o Flamengo investiu cerca R$ 340 milhões, com destaque para a segunda janela, onde gastou aproximadamente R$ 277 milhões em quatro reforços: Saúl, Samuel Lino, Emerson Royal e Jorge Carrascal.
As contratações aconteceram após a Copa do Mundo de Clubes, onde o Flamengo conseguiu uma grande receita. Além disso, após a competição, o Rubro-Negro perdeu dois jogadores importantes: o lateral Wesley, vendido à Roma, e o volante Gerson, que foi para o Zenit, da Rússia.

Samuel Lino em ação pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
A força do Flamengo em casa foi primordial para a conquista do Brasileirão. Em 19 jogos na competição dentro do Maracanã, o Mengão venceu 16 e empatou três, ou seja, não foi derrotado como mandante. Em números, o time conquistou 51 dos 57 possíveis, o que gera um aproveitamento de 92,1% dos pontos.

(Foto: Adriano Fontes / Flamengo)
Por fim, o meia Giorgian De Arrascaeta foi importantíssimo na campanha. O uruguaio, que terminou 2024 machucado e em tratamento, fez de 2025 a melhor temporada de sua carreira, com ótimos números: em 61 jogos pelo Flamengo, são 23 gols e 17 assistências.
No Brasileirão, Arrascaeta tem 18 gols, sendo, por enquanto, o vice-artilheiro da competição, atrás de Kaio Jorge, do Cruzeiro, que tem 21 tentos.

Foto: Jorge Rodrigues/Alamy Stock Photo









































