MundoBola
·3. Dezember 2025
Como era o mundo da última vez que o Flamengo jogou pelo título brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·3. Dezember 2025

Nesta quarta-feira (3), o Flamengo pode ser campeão brasileiro. O Mengão busca sua nona taça na competição após quatro anos de seca.
A última vez que entrou em campo para ser campeão brasileiro foi em fevereiro de 2021, quando se sagrou campeão brasileiro de 2020 fora de casa, no Morumbi. O mundo era um pouco diferente, como mostra o MundoBola.
Quando o Flamengo foi campeão, os torcedores sequer podiam ir aos estádios, e o Mengo levantou a taça com portões fechados, algo inimaginável hoje em dia.
O Covid-19 vivia sua segunda onda no Brasil e o uso de máscara era obrigatório. A vacinação para conter a doença havia começado há apenas um mês, somente para idosos. Viagens, shows e eventos eram totalmente limitados.
Alguns fatores curiosos envolvendo o futebol em 2021:
Threads e Chat GPT não existiam, nem IA acessível. O Twittter ainda não era X, e o Instagram não tinha o Reels como principal formato. O modelo de celular mais desejado pela população era o iPhone 12, aparelho do momento. Carros elétricos eram raridades nas ruas.
No Brasil, a música 'Batom de Cereja' era a mais escutada, enquanto Olivia Rodrigo começava a se tornar grande referência no exterior.
A renomada série Round 6, da Netflix, ainda não existia, e Wandavision era o seriado do momento da Disney+. No cinema, a volta do público ainda era tímida com a pandemia, e Homem-Aranha sem volta para casa estava longe de ser lançado.
Jair Bolsonaro era o presidente do Brasil e a guerra da Ucrânia ainda não havia iniciado. A inflação começou a subir, mas os juros ainda não tinham disparado e o auxílio emergencial foi encerrado.
Algumas coisas nunca mudam! O Palmeiras continua sem ter Mundial, da mesma forma que o Flamengo segue sendo o único campeão mundial no Rio de Janeiro. Além disso, o Vasco ainda luta para não cair, como de praxe.
Contra o Ceará, no Maracanã, às 21h30 (de Brasília), o Flamengo deixa tudo isso para trás para seguir focando no futuro, que é de taças e mais taças. Isso, aliás, é mais um fato que não mudou: o clube continua brigando por todos os títulos e levantando taças.









































