Distopia na Luz | OneFootball

Distopia na Luz | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·17. Februar 2026

Distopia na Luz

Artikelbild:Distopia na Luz

Benfica e Real Madrid voltaram a medir forças na Luz depois do duelo utópico de 28 de janeiro com os encarnados a saírem derrotados desta vez por 1-0, num jogo que se mostrou ser o exato oposto ao do último mês.

Impróprio para cardíacos

Uma noite de Liga dos Campeões já é por si só, naturalmente, um ponto de alta tensão de emoção. Esta noite, no Estádio da Luz, depois do duelo que havia colocado o Benfica no topo da Europa há três semanas, os adeptos queriam repetir o feito e fizeram da Luz um autêntico vulcão vibrante para receber o gigante espanhol. 


OneFootball Videos


Com direito a tifo e a um ruído típico de noites como esta, a equipa do Benfica entrou decidida a colocar novamente o Real Madrid em sentido e teve em Prestianni e Aursnes os primeiros protagonistas do ímpeto encarnado. 

Frente a um Courtois atento e criterioso entre os postes, também Dedic e Tomás Araújo visaram a baliza merengue mas o guardião belga impediu toda e qualquer tentativa criada pelo conjunto encarnado no primeiro tempo. 

Ainda assim, os maiores sustos da primeira parte foram mesmo provocados pelo conjunto visitante. Depois de ver o Benfica assumir o controlo num primeiro momento do jogo, o Real cresceu perto do fim da primeira parte e obrigou Trubin a exibir-se várias vezes num curto espaço de tempo. 

Frente a Mbappé, e Arda Guler, aos 43, 44 e 45, o guarda-redes do Benfica agigantou-se três vezes consecutivas e impediu os merengues de chegar em vantagem ao intervalo. 

Emoção a mais, futebol a menos

Da mesma forma que havia acabado o primeiro tempo, o Real Madrid começou a segunda parte a todo o gás e não tardou em concretizar aquilo que havia prometido minutos antes. Depois de várias tentativas merengues,Vinícius num momento de inspiração, e bem ao seu estilo, partiu da esquerda para o meio e bateu Trubin ao colocar a bola no canto superior direito com muita categoria. Uma bola indefensável desta vez para o ucraniano que colocava os adversários em vantagem no encontro. 

Ainda assim, a segunda parte viria a ficar marcada pelo que aconteceu imediatamente após o golo do brasileiro. Na sequência dos festejos do extremo na bandeirola de canto encarnada, formou-se uma onda de protestos no estádio perante o brasileiro, que acabou com troca de palavras entre os jogadores dentro do relvado. 

Aí, Vini Jr queixou-se ao árbitro de um insulto racista por parte de Prestianni e o juíz francês interrompeu o jogo, que assim se manteve durante cerca de 6 minutos com muitas emoções divididas entre as bancadas e o relvado. 

No reatar, o jogo voltou de forma diferente. O Real Madrid, perante os assobios constantes, teve mais dificuldade em criar e visar a baliza de Trubin da mesma forma. O Benfica, por sua vez, também não conseguiu encontrar o seu melhor futebol e fazer aquilo que havia feito tanto no início do encontro como há três semanas atrás. 

Com este resultado, o benfica segue em desvantagem para a segunda mão em Madrid, onde está obrigado a ganhar para passar aos oitavos de final da competição.

Análise dos Jogadores: Notas e Avaliação

Anatoliy Trubin (Benfica): Ainda que de forma diferente, Trubin voltou a ser protagonista frente ao Real Madrid. Desta vez, pelo que é costume num guarda-redes. O ucraniano esteve muito forte entre os postes e ajudou a segurar o nulo num momento em que o benfica se encontrava sob forte pressão merengue. No lance do golo, nada havia a fazer para o impedir. É uma exibição muito positiva de Trubin.

Vinícius Júnior (Real Madrid): A figura do encontro, por diversas razões. Foi o elemento diferenciador ao marcar o golo que deu a vitória ao Real Madrid mas surge também no centro da polémica imediatamente depois, num episódio que vai motivar muito escrutínio e atenção.

Thibaut Courtois (Real Madrid): Tal como Trubin se mostrou decisivo para aparar os estragos num primeiro momento, também o guardião belga surgiu de forma decisiva para manter a baliza a zeros desta vez em lisboa perante um forte ímpeto ofensivo dos encarnados no ínicio da partida. 

Gianluca Prestianni (Benfica): O grande interveniente dos encarnados no meio campo adversário. Da mesma forma que havia feito a 28 de janeiro, o argentino surgiu de forma aguerrida nas alas para tentar furar a defensiva merengue vezes e vezes sem conta. Contudo, após o incidente com Vinicius, o brilho de Prestianni perdeu-se e o jovem acabou por sair sem fazer a diferença da forma pretendida.

Andreas Schjelderup (Benfica): Crucial na primeira mão, pecou em criar e surgir da mesma forma no lado esquerdo do ataque encarnado. Desta vez frente a Trent Alexander-Arnold, o norueguês teve mais dificuldades em assumir-se como um elemento de perigo para a defensiva espanhola. 

Incidentes: O filme do jogo

Artikelbild:Distopia na Luz

Onze do Real Madrid:

Thibaut Courtois, Trent Alexander-Arnold, Dean Huijsen, Antonio Rüdiger, Álvaro Carreras, Aurélien Tchouaméni, Fede Valverde, Eduardo Camavinga, Arda Güler, Kylian Mbappé, Vinícius Júnior

Artikelbild:Distopia na Luz

Onze do Benfica:

Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes, Gianluca Prestianni, Rafa Silva, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis

1':

Artikelbild:Distopia na Luz

Começou a partida!

19':

Artikelbild:Distopia na Luz

Real Madrid: Vinícius Júnior

a fazer tremer a Luz de susto com um remate a sair a arrasar o poste. Passou o perigo!

23':

Artikelbild:Distopia na Luz

Benfica: Fredrik Aursnes

com um remate de fora de área a ficar muito perto de inaugurar o marcador! A bola ainda sofre um ressalto em Rafa e Courtois agarrou muito perto da linha de golo. Reflexo incrível do guardião belga.

26':

Artikelbild:Distopia na Luz

Jogo muito emotivo até ao momento. O Benfica entrou bem e já conseguiu criar várias oportunidades de perigo à baliza merengue. Com cautela e precisão, a equipa de Mourinho vai ganhando confiança e tranquilidade no encontro. Apesar disso, o Real Madrid já mostrou também o que pode fazer em transição e no ataque ao espaço. Temos jogo na Luz!

43':

Artikelbild:Distopia na Luz

Real Madrid: Kylian Mbappé

muito perto de fazer o primeiro depois de uma triangulação perfeita dos merengues. Trubin estava pregado ao chão!

44':

Artikelbild:Distopia na Luz

Real Madrid: Kylian Mbappé

novamente muito perto de inaugurar o marcador mas desta vez estava lá Trubin para tirar o pão da boca ao francês.

45':

Artikelbild:Distopia na Luz

Real Madrid: Arda Güler

a assustar do lado direito mas Trubin novamente com uma grande intervenção!

45 +4':

Artikelbild:Distopia na Luz

Primeiro tempo muito mexido apesar do nulo no regresso aos balneários. A equipa do Benfica começou melhor e soube colocar o Real Madrid sob pressão, no entanto, as chances criadas não encontaram o fundo das redes da baliza merengue. Os espanhóis, por outro lado, começaram a crescer no fim da primeira parte e causaram muito trabalho a Trubin num curto espaço de tempo. O guardião ucraniano, contudo, vai estando em grande plano e segurando a baliza encarnada a todo o custo.

50':

Artikelbild:Distopia na Luz

GOLO Real Madrid! Vinícius Júnior marca

Vinícius Júnior marca o seu 2º golo na prova (9 jogos) Vinícius Júnior marcou o seu 117º golo na equipa (357 jogos)

Um golo de outro mundo do brasileiro! Vini, bem ao seu estilo, puxou da esquerda para dentro e rematou ao ângulo superior esquerdo da baliza de Trubin.

53':

Artikelbild:Distopia na Luz

Jogo interrompido neste momento, O árbitro indica tratar-se de um episódio de racismo. Vini Jr. queixa-se relativamente a Prestianni, que alegadamente insultou o brasileiro depois deste ter ido festejar.

69':

Artikelbild:Distopia na Luz

Benfica: Andreas Schjelderup

com um cruzamento/remate a obrigar Courtois a intervir e a limpar o lance.

70':

Artikelbild:Distopia na Luz

Real Madrid: Vinícius Júnior

aproveitou o corte incompleto de Otamendi, mas Trubin estava atento, foi ao chão e segurou o esférico.

71':

Artikelbild:Distopia na Luz

Jogo completamente descaracterizado nesta altura. A partida esteve parada mais de dez minutos e só veio beneficiar os merengues. A turma encarnada tenta reentrar nas contas.

79':

Artikelbild:Distopia na Luz

Real Madrid: Vinícius Júnior

novamente com o seu típico movimento: da esquerda para dentro. Trubin aplicou-se e afastou o perigo.

88':

Artikelbild:Distopia na Luz

Benfica: Sidny Cabral

cobrou o livre, a bola bateu na barreira do Real Madrid e ia traindo Courtois!

90 +7':

Artikelbild:Distopia na Luz

Os adeptos do Benfica não 'perdoam' Vini Jr. e Mbappé. Os assobios aos dois jogadores são ensurdecedores.

90 +14':

Artikelbild:Distopia na Luz

O árbitro apita para o final da partida. Benfica 0-1 Real Madrid.

Melhor em campo:

Artikelbild:Distopia na Luz

Vinícius Júnior (RMCF) foi, para a redação do

zerozero

, o melhor jogador em campo. O extremo brasileiro foi o protagonista desta caótica noite no Estádio da Luz. Marcou um golo de outro mundo e depois esteve no epicentro da polémica. No final das contas, e apesar de tudo, foi ele que resolveu o jogo a favor dos merengues.

90 +14':

Artikelbild:Distopia na Luz

Se o jogo de há umas semanas foi uma verdadeira utopia, este encontro fica caracterizado pelo contrário: uma 'distopia'. Benfica e Real Madrid bateram-se muito bem ao longo dos primeiros 45 minutos e proporcionaram um espetáculo digno de Liga dos Campeões. A segunda metade já não foi bem assim. Vini Jr. marcou um golaço por volta do minuto 50 e o que se seguiu foi tudo menos benéfico para o futebol. O extremo brasileiro acusou Prestianni de racismo e o encontro esteve parado mais de 10 minutos. Até ao final da partida, nenhuma das equipas conseguiu reentra na luta pela resultado. O Real Madrid saiu beneficiado, mas mantém-se tudo em aberto para a segunda mão.

Impressum des Publishers ansehen