Gazeta Esportiva.com
·24. Januar 2026
Em meio à rodízio de Crespo, São Paulo mira resposta à torcida no Choque-Rei

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·24. Januar 2026

O São Paulo terá uma missão complicada pela frente neste fim de semana. O Tricolor visita o Palmeiras a partir das 18h30 (de Brasília) deste sábado, na Arena Barueri, em Barueri (SP), em compromisso válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista.
O clube do Morumbis entra em campo com a necessidade de dar uma resposta à torcida tricolor após a derrota no meio de semana. O técnico Hernán Crespo levou a campo um time alternativo, e o São Paulo perdeu para a Portuguesa, por 3 a 2, em pleno Morumbis.
Crespo sente a necessidade de “colocar o carro na pista”, metáfora utilizada por ele mesmo. O treinador tem tentado conduzir o São Paulo à busca pelo equilíbrio entre o rodízio do elenco e resultados positivos. Até o momento, entretanto, o ‘carro tricolor’ sofreu com alguns derrapadas.
O resultado contra a Portuguesa, por exemplo, já colocou o São Paulo sob pressão na tabela de classificação. O Tricolor figura na 12ª colocação na tabela, com quatro pontos conquistados, mas Crespo minimizou uma possível queda na primeira fase.
“Não tenho que pensar nessas coisas. Durante o ano, vai acontecer, dificilmente vamos ganhar tudo, vão ter quatro competições. Mas nesse momento, estamos num processo de construção, é ver o que funciona e o que não funciona. É o que falei antes, de dar minutagem, precisamos dar espaço para os meninos de Cotia, para errar e fazer coisas boas. O problema é que tudo é oficial. É o que falei, vamos acreditar que as situações externas nos permitam construir. Isso funciona, isso não. É o momento de tentar. É muito mais fácil e ficamos muito mais felizes se o resultado acompanha, [mas a derrota] aconteceu”, disse.
A tendência é que, contra o Palmeiras, o São Paulo já tenha um time mais próximo do ideal com as peças que Crespo tem à disposição no momento. A base da escalação pode ser a mesma do empate em 1 a 1 contra o Corinthians, em Itaquera.
Uma vitória sobre o rival Palmeiras, portanto, seria importantíssima para o São Paulo — não apenas em termos de classificação, mas também na questão da confiança, sendo o combustível necessário para o carro de Crespo na sequência da temporada.
Crespo vai para seu 16º clássico como treinador do São Paulo. Rival deste sábado, o Palmeiras é o adversário mais frequente do argentino em passagens pelo São Paulo.
O desempenho do comandante argentino em clássicos contra os três rivais de São Paulo, porém, não é muito positivo. Em 15 partidas, foram quatro vitórias, seis empates e cinco derrotas, o que representa um aproveitamento de 40%. Foram 17 gols marcados e 17 sofridos.
Além da primeira vitória em clássicos no ano, o São Paulo também precisará buscar o primeiro triunfo fora de casa. Os únicos três pontos do Tricolor no Estadual vieram no Morumbis, com uma derrota e um empate na condição de visitante.








































