ecbahia.com
·12. Oktober 2025
Emprestado pelo Bahia, atacante vive ano mais goleador da carreira no Japão

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·12. Oktober 2025
O Bahia emprestou um grande número de jogos que estavam sem espaço no elenco em 2025. Um deles é o atacante Rafael Ratão, que vive o ano mais goleador da carreira atuando no futebol japonês.
Depois de uma temporada inteira como reserva, o atacante foi emprestado ao Cerezo Osaka no início de 2025 e rapidamente firmou sua condição de titular absoluto.
Escalado como centroavante na equipe japonesa, Ratão brilha como goleador do time e um dos principais atacantes do futebol japonês em 2025.
Em 39 jogos disputados neste ano, sendo 27 como titular, Rafael Ratão já acumula a impressionante marca de 18 gols marcados.
O vice-artilheiro do Cerezo Osaka em 2025 é Lucas Fernandes, com nove gols anotados. Ou seja, Ratão tem o dobro de gols do segundo colocado da lista de goleadores do seu time.
Além do alto número de gols – uma média de um a cada dois jogos –, o atacante também acumula quatro assistências para seus companheiros, totalizando 22 participações para gol.
Seu ano mais goleador havia sido na temporada 2020/21, quando anotou 14 gols em 35 jogos pelo Slovan Bratislava, da Eslováquia.
Com a camisa do Bahia, ele fez dez gols em 54 jogos.
Falando especificamente sobre a Liga Japonesa, Ratão também é destaque na artilharia.
O atacante emprestado pelo Bahia tem 13 gols na primeira divisão, sendo que sua equipe ocupa apenas a 10ª colocação na tabela.
O goleador da liga é Léo Ceará, com 18 gols e que atua pelo líder Kashima Antlers; em segundo lugar, aparece Rafael Elias, do vice-líder Kyoto Sanga, com 16 gols.
Em meio à uma temporada de enorme destaque na liga japonesa, o atacante tem vínculo com o Bahia até o fim do próximo ano, o que permite ao Esquadrão voltar a utilizá-lo caso assim prefira.
Por outro lado, é provável que o próprio Cerezo Osaka faça uma oferta para permanecer com o seu centroavante titular pensando no próximo ano – caso não aciona a cláusula de opção de compra estipulada em contrato.
Em entrevista ao ge, no mês de junho, Ratão já indicava estar feliz atuando e vivendo no Japão.
“Hoje eu estou bem, tenho um bom contrato no Bahia. Aqui também eu tenho um bom contrato. Claro que o cara quer ficar, mas estou bem tranquilo, procurando fazer minha parte, estou feliz, fazendo gol, ajudando o time a ganhar os jogos. O futuro só Deus sabe como vai ser, mas para agora estou muito feliz aqui no Japão”, disse o jogador, na época.
Com destaque em um mercado de alta visibilidade, como a primeira divisão japonesa, e com um longo histórico na Europa, Ratão também atrai olhares do mercado de outros países.