Ex-Fortaleza e cria do Galo estão no centro de polêmica envolvendo irregularidades em seleção asiática | OneFootball

Ex-Fortaleza e cria do Galo estão no centro de polêmica envolvendo irregularidades em seleção asiática | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·7. Oktober 2025

Ex-Fortaleza e cria do Galo estão no centro de polêmica envolvendo irregularidades em seleção asiática

Artikelbild:Ex-Fortaleza e cria do Galo estão no centro de polêmica envolvendo irregularidades em seleção asiática

Sérgio Agüero, Endrick, João Figueiredo... as últimas convocações da seleção da Malásia poderiam ter nomes facilmente confundidos com listas de seleções sul-americanas. A semelhança não acontece por acaso e envolve uma estratégia de naturalização em massa feita pelo país asiático para potencializar a equipe nacional.

O problema, porém, ficou por conta da suspeita de irregularidades no processo de mudança de nacionalidade dos atletas, que resultou em punições severas da Fifa. Nesta semana, a entidade máxima suspendeu sete jogadores por um ano, devido ao erro provocado pela federação malaia.


OneFootball Videos


Entre os nomes punidos estão o brasileiro João Figueiredo. O atacante revelado no Galo passou Grécia, Lituânia e Turquia até chegar ao Jahor, da Malásia, nesta temporada. Além dele, outro jogador com passagem pelo futebol brasileiro é o argentino Imanol Machuca, que pertence ao Fortaleza e está emprestado ao Vélez Sarsfield.

A Fifa acusa a federação malaia de forjar documentos falsos para comprovar a descendência de atletas com o país asiático. A entidade local refuta as alegações e aponta uma falha administrativa no envio de documentos errados durante o trâmite de naturalização.

Enquanto as organizações trocam acusações, os sete jogadores seguem fora de combate também pelas suas equipes. Pela seleção da Malásia, os atletas atuaram na rodada passada pelas Eliminatórias da Copa da Ásia na vitória por 4 a 0 contra o Vietnã.

Apesar da punição e das ausências para esta Data-Fifa, a Malásia continua com um elenco recheado de "estrangeiros" para os próximos compromissos. Entre os convocados estão os brasileiros liberados para atuar estão Endrick e Paulo Josué, ambos com carreira construída no futebol local.

Atualmente, a Malásia está na liderança do Grupo F das classificatórias, com 100% de aproveitamento e nenhum gol sofrido. Apesar de manter o sonho vivo de disputar a Copa da Ásia em 2027, a seleção já está eliminada da disputa para a Copa do Mundo de 2026.

Impressum des Publishers ansehen