Ex-presidente e atual gerente financeiro do Corinthians são denunciados pelo Ministério Público | OneFootball

Ex-presidente e atual gerente financeiro do Corinthians são denunciados pelo Ministério Público | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·15. Oktober 2025

Ex-presidente e atual gerente financeiro do Corinthians são denunciados pelo Ministério Público

Artikelbild:Ex-presidente e atual gerente financeiro do Corinthians são denunciados pelo Ministério Público
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

Nesta quarta-feira, 15, o Ministério Público realizou uma coletiva para prestar esclarecimentos à opinião pública. Durante o evento, o promotor Cássio Roberto Conserino anunciou que o MP-SP apresentou denúncias contra o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e o atual gerente financeiro do clube, Roberto Gavioli. Ambos foram denunciados pelos crimes de apropriação indébita, lavagem de dinheiro e infrações tributárias.

“Andrés Navarro Sanches e Roberto Gavioli, respectivamente, ex-presidente do Sport Club Corinthians Paulista e atual gerente financeiro do Sport Club Corinthians Paulista, e na ocasião também gerente financeiro daquela entidade. A denúncia versa sobre possíveis crimes de apropriação indébita agravada, lavagem de dinheiro e falsidade do documento tributário, crime tributário.”, disse o promotor do MP-SP.


OneFootball Videos


Artikelbild:Ex-presidente e atual gerente financeiro do Corinthians são denunciados pelo Ministério Público

Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

“Há também pedido de constituição do crédito tributário em relação ao senhor Andrés, porque desta postura engendrada e escrita na denúncia resultaram acréscimos patrimoniais ilícitos e é uniforme no direito tributário que não importa a fonte da origem para que seja tributável são proventos de qualquer natureza que dão aso ao eventual crime tributário, desde que precedido do prévio lançamento tributário da prévia constituição do crédito tributário”, continuou.

“Trocando em miúdos, trata-se de denúncia com dois crimes antecedentes: apropriação e falsidade de documentos fiscais e tributáveis. De lá na frente, eventual persecução penal por crime contra crime de sonegação fiscal”, concluiu.

Na coletiva, o promotor também destacou que o próximo passo das investigações será aprofundar a análise sobre a gestão de Duilio Monteiro Alves, que ocorreu entre 2021 e 2023. Agora, caberá a um juiz decidir se levará o caso adiante ou se arquivará a denúncia apresentada pelo Ministério Público.

Desde agosto, o Corinthians tem sido alvo das investigações conduzidas pelo MP-SP, que apura as administrações dos ex-presidentes Andrés Sanchez (em seu segundo mandato, de 2018 a 2020), Duilio Monteiro Alves (de 2021 a 2023) e Augusto Melo (de janeiro de 2024 a maio de 2025) no Parque São Jorge.

Inicialmente, apenas Andrés e Duilio eram investigados — o primeiro pelo suposto uso do cartão corporativo do clube para fins pessoais, e o segundo por uma série de despesas que somaram R$ 80 mil em apenas 40 dias de gestão. Posteriormente, a administração de Augusto Melo também passou a ser incluída nas apurações.

O Ministério Público, inclusive, chegou a solicitar o afastamento temporário dos três ex-presidentes de todos os colegiados do clube até o término das investigações, com o objetivo de evitar qualquer tipo de influência nos processos internos. O Conselho de Orientação (Cori) recomendou ainda a abertura de um processo interno contra Andrés.

Além dos ex-presidentes, o Corinthians também tem colaborado com as investigações. Na condição de testemunhas, o atual presidente Osmar Stabile e o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, foram ouvidos pelo MP-SP. O clube também enviou ao órgão uma série de documentos solicitados, referentes aos gastos realizados nas três gestões analisadas.

Veja mais:

Artikelbild:Ex-presidente e atual gerente financeiro do Corinthians são denunciados pelo Ministério Público

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Impressum des Publishers ansehen