FA Cup: estatísticas e fatos históricos do City | OneFootball

FA Cup: estatísticas e fatos históricos do City | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·14. Mai 2025

FA Cup: estatísticas e fatos históricos do City

Artikelbild:FA Cup: estatísticas e fatos históricos do City

O City tentará ganhar o troféu da Copa da Inglaterra pela oitava vez quando enfrentar o Crystal Palace neste sábado.

Os comandados de Pep Guardiola enfrentam o time de Oliver Glasner em Wembley, com início às 16h30 (Reino Unido), na esperança de se recuperar da derrota por 2 a 1 do ano passado para o Manchester United.


OneFootball Videos


Guardiola já comandou duas conquistas da FA Cup até o momento, a primeira contra o Watford, na final de 2019, e a vitória contra o Manchester United em 2023, rumo a uma histórica Tríplice Coroa.

Essas vitórias o levaram a seguir os passos de Roberto Mancini, Joe Mercer, Les McDowall, Wilf Wild e Tom Maley como técnicos que levaram o City à glória na FA Cup.

Nosso primeiro triunfo, em 1904, foi a primeira grande honra do clube, pois nos tornamos o primeiro time de Manchester a vencer a competição.

Manchester United (1909), Arsenal (1930), Chelsea (1970), Liverpool (1965), Newcastle United (1910) e Everton (1906) teriam que esperar vários anos para conquistar suas primeiras finais da Copa da Inglaterra.

Aqui, daremos uma olhada em algumas das estatísticas que definem nossa relação com a famosa e antiga competição...

Longa história

O sucesso do time de Pep Guardiola em 2023 significa que temos o maior período entre nossa primeira conquista da FA Cup e a mais recente. Essa diferença de 119 anos pode ser estendida para 121 com uma vitória sobre o Palace.

O Aston Villa é o único time que pode reivindicar uma associação mais longa com o evento decisivo, com 128 anos entre as finais de 1887 e 2015.

Artikelbild:FA Cup: estatísticas e fatos históricos do City

vitórias

Vencemos 208 das nossas 389 partidas da FA Cup em nossa longa e ilustre história. Isso representa uma porcentagem de vitórias de 53%, superior a uma vitória a cada duas partidas disputadas.

Empatamos 70 e perdemos 111 das partidas restantes, e a natureza da competição significa que uma derrota sinaliza o fim da sua participação na Copa da Inglaterra.

Artikelbild:FA Cup: estatísticas e fatos históricos do City

Goals marcados e sofridos

Marcamos 754 gols em 389 partidas, com uma média de 1,94 por partida – um recorde incrível de quase dois gols por partida da Copa da Inglaterra.

Os 22 gols de Fred Tilson o tornam o nosso maior artilheiro da competição, seguido por Sergio Agüero, com 20.

Os 460 gols sofridos equivalem a 1,18 por partida, com os Blues tendo um saldo positivo de gols de 294 em toda a nossa história na Copa da Inglaterra.

Artikelbild:FA Cup: estatísticas e fatos históricos do City

maiores goleadas

As três maiores vitórias do City na FA Cup ocorreram no período entreguerras do século XX.

Vencemos o Swindon por 10 a 1 em janeiro de 1930, conquistando nossa vitória mais abrangente, seguida pela vitória por 9 a 0 sobre o Gateshead em 1933 e a vitória por 11 a 4 sobre o Crystal Palace em 1926.

Os Blues quase igualaram nossa maior margem de vitória ao derrotar o Salford City por 8 a 0 na terceira rodada da FA Cup deste ano.

Também vencemos por 7 a 0 três vezes na FA Cup: contra o Swindon em 1953, o Reading em 1968 e o Rotherham em 2019.

Nossa vitória na final de 2019, uma vitória por 6 a 0 sobre o Watford, é a maior vitória em uma final da FA Cup na história da competição. Está empatado com a vitória do Bury sobre o Derby County em 1903, um ano antes do City levantar o troféu pela primeira vez.

lista de campeões

Nossos sete títulos nos colocam em sexto lugar com mais troféus da FA Cup, ao lado do Aston Villa. Chelsea, Liverpool e Tottenham Hotspur estão empatados em terceiro com oito triunfos cada, enquanto Manchester United (13) e Arsenal (14) ainda estão um pouco à frente.

treinadores com mais vitórias

Pep Guardiola é o técnico mais bem-sucedido do clube na FA Cup em termos de partidas vencidas, tendo já conquistado a vitória 40 vezes em sua passagem pelo Etihad Stadium.

Artikelbild:FA Cup: estatísticas e fatos históricos do City

Os próximos melhores técnicos do City neste torneio são Wilf Wild (22), Les McDowall (17) e Joe Mercer (16), com Ernest Mangnall e Roberto Mancini (ambos com 13) completando os seis primeiros.

city vs palace

City e Palace nunca se enfrentaram na final da Copa da Inglaterra, mas já houve quatro confrontos em rodadas anteriores.

A final da Copa da Inglaterra de sábado será o quinto encontro entre as equipes, com os dois primeiros confrontos na competição ocorrendo na década de 1920.

Artikelbild:FA Cup: estatísticas e fatos históricos do City

Depois de perder por 2 a 0 para o Palace em 1921, recebemos os Eagles no Maine Road em fevereiro de 1926 para um jogo que ainda define os padrões de entretenimento.

Os 15 gols em nossa vitória por 11 a 4 na quinta rodada significam que esse encontro continua sendo o jogo do Manchester City com mais gols de todos os tempos.

Apenas dois jogos da FA Cup entre City e Palace se seguiram nos anos seguintes, com os Blues vencendo por 4 a 0 a caminho da final da FA Cup de 1981 e por 3 a 0 em 2017.

O City voltou a vencer a FA Cup depois de perder duas vezes na temporada anterior.

Após uma derrota por 3 a 0 na final da FA Cup para o Everton, voltamos a Wembley em 1934 para vencer o Portsmouth por 2 a 1.

E após uma derrota por 3 a 1 para o Newcastle United em 1955, os Blues voltaram 12 meses depois para vencer o Birmingham City por 3 a 1.

Kevin De Bruyne espera criar um novo recorde de assistências em finais da FA Cup se jogar contra o Palace.

Artikelbild:FA Cup: estatísticas e fatos históricos do City

O belga deu três assistências em finais da FA Cup até o momento, incluindo a assistência para Gabriel Jesus em 2019 e para os dois gols de Ilkay Gündogan na final de 2023 contra o United.

Nenhum jogador, desde 1962, deu mais assistências em finais da FA Cup do que o nosso capitão, embora Olivier Giroud também tenha dado três.

O’Reilly

Quatro jogadores atuaram em todas as rodadas da competição desta temporada.

Nico O’Reilly, Phil Foden, Jack Grealish e Ilkay Gundogan têm cinco jogos cada.

Mas O’Reilly também é o nosso artilheiro, com três gols até o momento, além de duas assistências!

Artikelbild:FA Cup: estatísticas e fatos históricos do City

O impacto do jogador de 20 anos tem sido impressionante nesta competição, com seus dois gols contra o Plymouth virando o placar e sua magnífica participação contra o Bournemouth, resultando em duas assistências. A terceira vitória em uma posição de desvantagem nesta campanha até Wembley também aconteceu contra o Leyton Orient.

E ninguém jogou mais minutos do que O'Reilly, que soma 386 minutos até o momento, 14 a mais que Gundogan, com 372.

Impressum des Publishers ansehen