Farioli aponta à conquista da Taça da Liga: «Esta é a 19.ª edição e só vencemos uma vez» | OneFootball

Farioli aponta à conquista da Taça da Liga: «Esta é a 19.ª edição e só vencemos uma vez» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·3. Dezember 2025

Farioli aponta à conquista da Taça da Liga: «Esta é a 19.ª edição e só vencemos uma vez»

Artikelbild:Farioli aponta à conquista da Taça da Liga: «Esta é a 19.ª edição e só vencemos uma vez»

O FC Porto recebe, esta quinta-feira, o Vitória SC em jogo a contar para as meia-finais da Taça da Liga. Na antevisão ao encontro, Francesco Farioli, técnico dos azuis e brancos apontou à conquista do título, falou das lesões no plantel e sobre a gala dos Dragões de Ouro.

Francesco Farioli em discurso direto:

Mais uma competição, qual a ambição? «Os últimos 4 jogos foram para diferentes competições. O desejo é fazer o melhor possível em todas as competições. Temos de perceber o momento, onde estados, o momentum da equipa, mas o desejo de fazermos o nosso melhor é claro. Esta é a 19.ª edição da Taça da Liga e só vencemos uma vez, vamos tentar fazer diferente.»


OneFootball Videos


Dificuldades físicas: «Temos de fazer uma avaliação do plantel. Saímos dos últimos jogos com alguns jogadores com problemas físicos. É uma situação que tem de ser avaliada no momento de decidirmos o onze. Temos de preservar a integridade dos jogadores e saúde deles, mas, claro, temos a outra parte que é querer ganhar o jogo.

Estamos a trabalhar no duro, estamos a tentar recuperar os jogadores para o jogo de amanhã. Talvez o puzzle seja mais difícil que o habitual, mas quem entrar no campo vai aproveitar a oportunidade, provar o seu valor e colocar a equipa na próxima fase.»

Avaliação da temporada: «Muito positiva. Pelo nível de comprometimento do grupo, pelo quão rápido mudaram a mentalidade. Em julho, nas primeiras reuniões, as emoções que estavam no Olival.... acho que fizemos um bom trabalho. Graças aos jogadores, é claro, e às pessoas que trabalham comigo todos os dias. O nível de compromisso e o amor das pessoas por este clube é irreal, sentimos isso todos os dias aqui dentro.

Fizemos o nosso trabalho, ao dar a volta à situação, mas não podemos acreditar que encurtámos distâncias ou que o trabalho está feito, porque vimos de duas temporadas com uma diferença total de 29 pontos para o Sporting e de quase 20 para o Benfica.»

Gala Dragões de Ouro: «Foi uma experiência... Disseram-me como ia ser, mas viver esta experiência foi algo único. Gostei bastante, percebi 90 por cento dos discursos em português. Existem dois momentos marcantes para mim: o momento no museu quando chegámos, porque nos ajudou a perceber o contexto e o clube onde estávamos, e esta noite, a emoção, os outros desportos e a união e amor ao clube. Estes momentos especiais são únicos.»

Dificuldades com o Estoril: «Nunca é fácil ganhar jogos de futebol. Se olharmos para as duas últimas épocas, para os adversários diretos... Vi alguns comentários sobre como, nos últimos jogos, vencemos com apenas um golo de diferença. A realidade é que, em relação aos adversários diretos, estamos a ter uma diferença destacada de pontos.

Jogámos contra adversários difíceis, que nos colocaram muitos problemas. O Estoril fez um jogo muito bom, é uma equipa que se movimenta muito, o que deu oportunidades para ambos os lados. Com as oportunidades que tivemos, podíamos ter marcado dois ou três golos.

Se marcássemos na primeira ocasião que tivemos na segunda parte, de três contra um, talvez, hoje, estivéssemos a falar de outra grande noite no Dragão.»

João Costa vai jogar? «Três guarda-redes... é raro ter três guarda-redes experientes. Eles puxam muito uns pelos outros. São um exemplo para o grupo e para os jovens. Vamos tentar dar-lhes o que eles merecem e amanhã tomarei a minha decisão.»

Alan Varela: «Está recuperado.»

Evolução do Vitória SC: «Mudaram algumas coisas. Vêm num momento bom, com um resultado muito bom no campeonato. Vão ser muito competitivos amanhã, estarão muito bem treinados taticamente. Conseguem adapatar-se ao adversário e mostrar a identidade deles. 

Deniz Gul e Luuk de Jong: «Estamos a tentar recuperá-los, mas a situação não é nada simples. Esta tarde vai ser bastante atarefada para o nosso departamento médico. Acho que será complicado para o Luuk estar no jogo... o Deniz, bem, estamos a tentar tudo o que podemos.»

Impressum des Publishers ansehen