oGol.com.br
·6. Oktober 2025
Fim da seca: Fortaleza volta a ter gol de centroavante após mais de dois meses e 12 jogos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·6. Oktober 2025
Em temporada que absolutamente nada dá certo, o Fortaleza conseguiu um respiro neste final de semana, quando reagiu no segundo tempo e venceu o Juventude, fora de casa, em duelo direto na briga contra o rebaixamento no Brasileirão. A vitória veio por 2 a 1, com gol de Adam Bareiro. Em primeira vista nada incomum, mas foi o fim de um jejum de 12 jogos sem gols de centroavantes pelo clube.
Adam Bareiro entrou no segundo tempo contra o Juventude e precisou de 7 minutos em campo para, aos 40, completar a grande jogada de Yago Pikachu e empurrar para a rede como um típico centroavante. Esse foi apenas o primeiro gol do paraguaio pelo Fortaleza, na sua 13ª partida. E olha que não faltaram oportunidades.
O cenário enfrentado por Bareiro, que se destacou como goleador em Nacional e San Lorenzo (apesar da frustrante passagem pelo River Plate), não é algo particular. Outros centroavantes do elenco, como Lucero e Deyverson também vivem ano aquém e não conseguem se estabilizar como goleadores titulares em uma equipe que precisa de homem-gol para evitar a queda.
Deyverson, que já chegou a ser afastado e foi reintegrado ao elenco, segue vivendo com questionamentos ao seu comportamento dentro de campo. Além disso, também vive ano modesto em número de gols, marcando pela última vez em 29 de julho, na derrota diante do Grêmio, justamente o último gol de um centroavante na equipe, há mais de dois meses.
Situação pior vive Juan Martín Lucero. O centroavante argentino, artilheiro do Fortaleza nos últimos dois anos, 'desaprendeu' a fazer gols, anotando somente 11 em 46 partidas. 'El Gato' acumula um longo jejum de 20 de jogos sem balançar a rede, tendo marcado pela última vez na goleada contra o Juventude no Castelão. Ou seja, completou um turno inteiro sem gol.
O momento ruim vivido pelos três centroavantes (e não são quaisquer centroavantes) reflete na campanha do Fortaleza no Brasileirão. O Tricolor do Pici soma 26 gols marcados em 26 jogos no Brasileirão, tendo o sexto pior ataque da competição junto com o rival Ceará. Na atual edição, Bareiro soma um gol, enquanto Deyverson e Lucero têm 3 gols cada.
O escolhido para tentar salvar o Fortaleza do rebaixamento após as demissões de Juan Pablo Vovjoda e Renato Paiva foi Martín Palermo. Hoje na beira do campo aos 51 anos, o argentino foi um dos artilheiros mais fatais do futebol sul-americano da sua geração. Em nove anos no Boca Juniors, ele acumulou 237 gols e virou ídolo. Pela seleção da Argentina foram 9 bolas na rede em 15 jogos.
Martín Palermo soma cinco jogos no comando do Fortaleza, com três vitórias e duas derrotas. Sob o seu comando, o Leão do Pici ainda segue com uma média de um gol por jogo, mas o suficiente para ganhar duelos diretos contra Vitória, Sport e Juventude, justamente os clubes 'companheiros' na zona de rebaixamento.
O treinador argentino ainda não parece ter escolhido o seu centroavante titular. Nos primeiros dois jogos apostou no compatriota Lucero, que pouco conseguiu fazer. Nas duas partidas seguintes, foi Deyverson quem recebeu a oportunidade, mas também não brilhou. Contra o Juventude, Lucero retornou e perdeu gols que não perderia nos últimos dois anos.
Ganhando minutos no segundo tempo em quatro das cinco partidas com Palermo, Bareiro deu fim ao jejum dos centroavantes. O paraguaio também acumulou erros incríveis nos jogos anteriores, mas tirou o peso de marcar pela primeira vez.
Palermo precisa identificar o seu centroavante titular e trabalhar para ajudar os homens da frente a melhorar a pontaria. Um bom passado para isso ele tem. A resposta tem que ser imediata, já que pós Data-Fifa, o Tricolor atravessará um 'corredor polonês', contra Vasco (em grande momento), além de Cruzeiro e Flamengo (do G4). A sequência ainda tem jogo direto contra o Santos e um clássico contra o Ceará.