MundoBola Flamengo
·5. September 2025
Flamengo vence Vasco nos pênaltis e é campeão da Copa da Amizade Brasil-Japão

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·5. September 2025
De maneira invicta, os Garotos do Ninho levaram o Flamengo a mais um título na XXV Copa da Amizade Brasil-Japão Sub-15, nesta sexta-feira (6), sobre o Vasco. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, o Rubro-Negro levou a melhor em disputa emocionante de pênaltis, que terminou em 8 a 7.
Desta forma, o Flamengo ergue o troféu da competição idealizada pelo ídolo Zico, com o objetivo de estreitar laços entre Brasil e Japão. Vale ressaltar que o Galinho esteve presente em todas as partidas do Mais Querido na competição. O duelo foi apitado por Marcelo de Lima Henrique, árbitro de Série A.
A escalação teve Alessandro Alan; Ricardo Pietro, Felipe Pina, Nathan Ribeiro e Rafael Barreto; Thauan Thiago, Noáh Gerlach e Mateus Teixeira; Lucca Tatsch, Marcos Pierre e José Eduardo. O técnico é João Marcos Fernandes.
Nesta sexta-feira, novamente no Centro de Futebol Zico (CFZ), no Recreio dos Bandeirantes, Flamengo e Vasco fizeram jogo equilibrado. Após um primeiro tempo zerado e sob calor no Rio de Janeiro, o gol do Rubro-Negro veio logo no primeiro ataque da etapa final.
Em resposta a escanteio cobrado pelo Vasco, Marcos Pierre arrancou boa parte do campo e deixou com Lucca Tatsch, que devolveu bola perfeita na área. De cabeça, o camisa 11 abriu o placar no campo 3 do CFZ. O gol fez o adversário buscar mais o ataque, em busca de um empate — que viria 20 minutos depois.
Em momento de pressão do Vasco, uma bola cruzada na área encontrou Kaio Ernani, que tentou um chute sem força. Mesmo assim, a bola cruzou toda a extensão da área e entrou no canto do goleiro Alessandro Alan, que nada pôde fazer.
Com o empate, a disputa foi para os pênaltis — e o Flamengo prevaleceu. Thauan Thiago perdeu a primeira cobrança do Rubro-Negro, que parou no goleiro do Vasco, mas Allan Santos (o camisa 10 rival) viu Alessandro Alan defender a cobrança decisiva e impedir o fechamento da série.
Após novos acertos de ambas as partes, Paulo Rodrigues perdeu para o Vasco e deu a Thomas a chance de decidir. No entanto, o rubro-negro parou no goleiro Guilherme — menos mal que Júnior Veiga perdeu novamente em seguida. Assim, coube ao recém-chegado Mauricio Portela definir o título para o Flamengo.
Ao longo da disputa, que terminou em 8 a 7, outros sete jogadores do Flamengo bateram — e acertaram. São eles: Natan, Lucas Guedes, Samuel Júlio, Rafael Barreto, Mateus Teixeira, Ricardo Pietro e Felipe Pina.
Antes de vencer o Vasco, o Flamengo precisou passar por outras fases na XXV Copa da Amizade Brasil-Japão Sub-15. A primeira foi a de grupos, em que o time estreou com empate em 2 a 2 com o Cruzeiro, gols de Guilherme Queiroz e Marcos Fernandes.
Depois, o time passou em sequência por Kashima Antlers Norte, por 6 a 0 (quatro de José Souza (4) e dois de Marcio Guindani), e Cuiabá, por 1 a 0 (Marcos Fernandes). Em novo encontro com o Cruzeiro, dessa vez nas quartas de final, novo empate: 1 a 1. Na decisão por pênaltis, o Flamengo venceu por 5 a 4.
Por fim, o Rubro-Negro encarou o Vitória na semifinal e levou a melhor por 2 a 0. Lucca Tatsch e Mateus Teixeira marcaram os gols que garantiram a ida à final. Do outro lado da chave, o Vasco eliminou o Fluminense por 2 a 1 antes de perder para o Flamengo.