MundoBola Flamengo
·20. September 2025
Flamengo x Vasco: melhor mandante recebe visitante com mais gols no Brasileirão 2025

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·20. September 2025
Neste domingo (21), às 17h30 (horário de Brasília), o Maracanã será palco de mais um capítulo de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. Flamengo e Vasco se enfrentam pelo Brasileirão em um jogo que coloca frente a frente o líder avassalador e uma equipe que luta para se consolidar na tabela.
Desde 2006, quando o Brasileirão se tornou de pontos corridos com 20 clubes, são 14 clássicos. O Mengão leva vantagem com quatro vitórias, duas do Cruzmaltino e oito empates. Contudo, a última vitória do Vasco sobre o Rubro-Negro na competição foi em 2015, um jejum que dura 10 anos.
O Flamengo, líder isolado com 50 pontos, entra em campo com a impressionante campanha de melhor mandante do campeonato. Invicto no Maracanã, o time de Filipe Luís ostenta números que impõem respeito.
Com 83% de aproveitamento, é o ataque mais letal (32 gols) e a defesa menos vazada (apenas três gols sofridos). A solidez defensiva é notável, já que a equipe não foi vazada em nove dos 12 jogos no Maracanã.
Taticamente, uma das principais armas do Flamengo tem sido a jogada aérea. Cinco dos últimos oito gols da equipe no Campeonato Brasileiro surgiram de bolas alçadas na área.
Isso representa um grande perigo para a defesa vascaína, que, por sua vez, sofreu quatro de seus últimos seis gols da mesma forma. Com uma média de 16,6 finalizações por jogo em casa e uma eficiência de um gol a cada 6,2 tentativas, a pressão ofensiva do Flamengo promete ser intensa.
Do outro lado, o Vasco da Gama, na 15ª posição com 23 pontos, chega ao clássico com a 11ª melhor campanha como visitante. O ponto forte da equipe fora de casa é, surpreendentemente, o ataque. Com 18 gols marcados, tem o ataque mais positivo entre os visitantes e a maior eficiência, precisando de apenas 7,3 tentativas para balançar as redes.
A estratégia ofensiva do Vasco tem se baseado na troca de passes rasteiros, origem de todos os seus últimos sete gols na competição. Este pode ser um caminho preocupante, considerando que o Flamengo sofreu seis de seus nove gols em jogadas com essa característica.
O desafio vascaíno, contudo, será superar a muralha defensiva do Flamengo, a equipe que menos permite finalizações dos adversários no campeonato, com uma média de apenas 6,7 por jogo em casa.
A grande diferença entre as equipes reside no desempenho defensivo. Enquanto o Flamengo sofre um gol a cada 17,2 chutes adversários, o Vasco tem a sexta pior marca, sofrendo um gol a cada 8,2 finalizações. Essa fragilidade ajuda a explicar a diferença de saldo de gols: 37 para o Flamengo e -1 para o Vasco.
Outro ponto crucial é a eficiência nas finalizações de longa distância. O Vasco é a equipe que mais arrisca de fora da área, mas com uma taxa de conversão baixíssima: apenas dois gols em 128 tentativas. O Flamengo, por outro lado, converteu nove de suas 118 tentativas de longe.