Esporte News Mundo
·24. Oktober 2025
Fluminense terá novo centro de treinamento; confira

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·24. Oktober 2025

— Continua depois da publicidade —
O Fluminense terá um novo lar para o futebol feminino. O clube venceu o processo de concorrência pública promovido pela Marinha do Brasil e firmou acordo para utilizar o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), localizado na Penha, zona norte do Rio de Janeiro.
O complexo, reconhecido como centro de excelência esportiva, abrigará todas as atividades da modalidade, em uma estrutura considerada de ponta.
A proposta do Fluminense se destacou entre as apresentadas por Vasco e Botafogo, especialmente nos critérios técnicos e sociais avaliados durante o processo licitatório.
O acerto representa um marco importante na consolidação do projeto do futebol feminino tricolor, que deixará Xerém, onde treinava no CT Vale das Laranjeiras, para iniciar uma nova fase no Cefan.
O espaço conta com dois campos de futebol e um prédio que será exclusivo para o clube, com departamento médico, salas para comissão técnica e reuniões, quatro vestiários, rouparia, refeitório próprio e academia. As atletas também terão acesso ao Laboratório de Pesquisa em Ciências do Exercício e Performance (Laboce), utilizado por atletas olímpicos de alto rendimento da Marinha.
Além da mudança de sede, a parceria prevê uma série de contrapartidas e ações de responsabilidade social.
O Fluminense será responsável pelos custos de manutenção das instalações e oferecerá apoio a programas sociais da Marinha, como o Programa Forças no Esporte (Profesp), que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e o Programa Paralímpico da Marinha (Parapolim).
O clube também promoverá visitas de jovens beneficiados a locais simbólicos, como o Maracanã e o Museu Fluminense FC, em Laranjeiras.
O acordo ainda abre a possibilidade de colaboração na formação de uma equipe feminina da Marinha para representar o Brasil no Campeonato Mundial Militar, além de prever parcerias futuras voltadas aos Esportes Olímpicos.
Como parte da parceria institucional, os uniformes das jogadoras do Fluminense, tanto da base como do time principal, passarão a exibir a marca da Marinha do Brasil, consolidando a união entre as entidades.









































