Portal dos Dragões
·21. Dezember 2025
Francesco Farioli elogia Alverca e alerta FC Porto: “Jogar fora ainda é mais complicado”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·21. Dezember 2025

O FC Porto visita o Alverca na 15.ª jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli fez a antevisão ao encontro e colocou o foco nos três pontos.
«Um jogo complicado. Jogar fora ainda é mais complicado. O Alverca tem coisas interessantes que temos de ter em mente. Tem muita capacidade de criar oportunidades, muito boa capacidade física e nos duelos aéreos. Têm estado bem em casa e no geral. Todo o foco amanhã».
«Condição física? Estão todos de volta e recuperados. O Francisco Moura vai treinar a 100% hoje, espero eu. Creio que vai fazer parte do jogo. Todos estarão prontos».
«Thiago Silva? Nos últimos três jogos sofremos três golos. Eu e o presidente decidimos, portanto, contratar um grande central, super experiente. Fora de piadas, é uma boa adição ao plantel. Ter jogadores deste nível ajuda a fazer a equipa melhor e a chegar ao melhor nível. Conversei com ele, mostrou entusiasmo. Começou a carreira na Europa no FC Porto, ganhou uma Champions League no Dragão e vem com muita humildade e vontade de ajudar. Sempre disse que veio para ajudar. Temos defesas centrais a fazer um bom trabalho e ele vem ajudar. Teremos muitos jogos para jogar e precisamos de qualidade, experiência e liderança. É uma boa adição».
«Ausência de Bednarek? É o primeiro jogo em que não estará com a equipa por suspensão. Noutros conseguimos gerir a equipa. É importante na liderança e tecnicamente, reconhecido por todos como capitão. Tem uma mentalidade vencedora incrível. Tentaremos encontrar uma solução. Entre o Prpic e o Rosario estará a minha decisão».
«Árbitro João Pinheiro? Não é sobre a performance do árbitro num caso isolado. Acredito que os erros fazem parte do jogo, os jogadores falham erros, eu erro nas substituições. É parte do jogo. Erros do árbitro são normais. O problema é algo mais profundo. Quando tens o feeling de que o sistema está sempre a estudar, é preciso foco e estudo para ver o que falta. Para respeitar o nível da competição, a justiça e manter o futebol português como referência. O comunicado do FC Porto foi claro, muito calmo e destacou a importância de analisar a situação. Está a tornar-se insustentável».
«Frente a frente entre árbitro e Bednarek? Quando digo que é insustentável… O quarto árbitro pede-me para manter a calma e ajudar a gerir o jogo, mas acho que é uma vergonha tantas interrupções, tantos cartões. Há algo fora de controlo. Não é possível estarmos mais tempo nisto do que a bola a rolar no campo. Acho que a forma como o VAR está a ser usado no futebol, no geral… A ideia é positiva para ajudar os árbitros e corrigir decisões erradas e difíceis. A velocidade do jogo aumenta de época para época e é difícil conciliar. O VAR é uma ferramenta para julgar o árbitro. De bom, tornou-se algo que vai gerar julgamentos. Acho que tem de ser avaliado de forma diferente. Temos de voltar às origens e usar o VAR para ajudar e não para julgar. Vamos fechar o capítulo das arbitragens e focar no jogo de amanhã, é a prioridade. Espero que o problema seja resolvido no nível que tem de ser, pelo jogo, pelos adeptos, pelo investimento dos clubes em dinheiro e paixão».
«Detalhe? Somos focados. É chave o aspeto físico e mental e a sua gestão. Tentamos uma maneira de dar momentos de descanso. Com jogos tarde, viagens… Com um jogo às 21h, não é fácil ir logo para a cama. Tentamos uma ajuda e suporte aos jogadores. Vamos fazer uma avaliação física esta manhã para verificar a evolução dos jogadores e para ver o crescimento muscular. Numa agenda tão rígida, é impossível, porque acabas por perder peso e músculos. O que estamos a fazer é assinalável. Estamos a tentar colocar atenção, calcular os elementos que podem ajudar ou não a equipa. Queremos a mentalidade certa para colocar a energia certa».
«Mercado? Ainda temos nove ou dez dias para a sua abertura. O mercado de janeiro é doido, mais doido que o verão. Estamos a trabalhar para estar preparados. Há coisas na velocidade certa. Estamos a analisar o mercado para ver o que pode oferecer. O presidente está focado em reforçar a equipa da melhor forma possível. Os perfis em cima da mesa estão diferentes, mas a comunicação entre todas as partes envolvidas no mercado é fluída e aberta. Estamos alinhados».
«Influência da arbitragem nos jogadores? Não sei como falar mais e ir mais fundo. O sistema está a falhar. Se eu for para a casa e ligar a televisão à procura de imagens, há dois ou três programas sobre arbitragem. Nos jornais, há várias páginas ocupadas com arbitragem, algumas questionáveis. Como estrangeiro, às vezes é difícil. A quantidade de horas e páginas sobre arbitragem é irreal. Venho de Itália onde isto é um tópico, na Turquia também, mas aqui é outro nível. É preciso o desejo de dar os passos certos e limpar esta imagem. É preciso da minha parte e da vossa dar um passo atrás e começar a falar do jogo. Há muito talento e este país tem uma palavra de referência no mundo, a seleção nacional vai disputar o Mundial. É preciso falar das qualidades da Primeira Liga, do futebol português. O primeiro sinal tem de vir das pessoas no cargo, depois cabe a nós encontrar uma maneira diferente de gerir».
O jogo entre Alverca e FC Porto arranca às 18h45 desta segunda-feira, 22 de dezembro.









































