Portal dos Dragões
·6. Januar 2026
Francesco Farioli: “Sinto-me privilegiado por ser o treinador de um dos melhores clubes da Europa”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·6. Januar 2026

“O início de época foi brilhante. É difícil pedir mais e melhor, mas a realidade é que o que fizemos já está feito. Não temos tempo para celebrar o que já conseguimos”. A ideia é inequívoca, sobretudo porque se avizinha “um período desafiante que exigirá o melhor de todos” e Francesco Farioli mantém-se empenhado em “fazer os adeptos felizes”.
Em declarações a O Jogo, o técnico assumiu ter ficado “surpreso com o quão rápido os jogadores entraram num ritmo distinto” e deixou um reconhecimento “aos capitães”, cujo impacto “tem sido enorme e a capacidade de manter o padrão num alto nível é muito importante, além do compromisso com o Clube”. A opção por “Escolher homens em vez de jogadores de futebol” revelou-se acertada e justificou a contratação de Thiago Silva, descrito como “um jogador que vai dar uma energia extra e será uma peça importante para o Clube com a sua experiência e mentalidade vencedora”.
A equipa “tem uma ideia e os atributos certos para jogar em diferentes cenários”, mas o treinador italiano sublinha que “a lista é muito longa” no que toca à margem de progressão: “Somos muito exigentes connosco, primeiro na equipa técnica, mas também os jogadores estão sempre a pedir e a exigir mais para melhorar. Acho que esta é honestamente a chave, acima de tudo: mais do que nos contentarmos com os nossos feitos, sermos realmente exigentes connosco próprios para melhorarmos”. Com esse espírito, o plantel desloca-se ao Algarve, onde haverá “uma boa oportunidade para juntar as pessoas novamente, unir o grupo e trabalhar num ambiente diferente” num momento pensado para “recarregar, refrescar e pôr novamente gasolina no tanque”.
Considerando-se “Privilegiado por ser o treinador de um dos melhores clubes da Europa” e movido por “um compromisso muito forte com o FC Porto”, Francesco Farioli olha já para a frente. Na formação, “o desejo é tentar construir e abrir caminho para os grandes talentos”, embora “o padrão de exigência tem de ser muito alto”; no mercado, pretende “tentar tornar a equipa mais equilibrada, com maior profundidade no plantel, acrescentando qualidade e o perfil certo”: “Queremos especialmente acrescentar a mentalidade certa, algo que para nós é absolutamente essencial. Queremos compromisso, energia e acrescentar valor para o presente e para o futuro. Sabemos que há um equilíbrio financeiro que também precisamos de respeitar”.
Live









































