Esporte News Mundo
·15. September 2025
Futebol brasileiro contará com tecnologia inédita nesta temporada; confira

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·15. September 2025
— Continua depois da publicidade —
As semifinais da Copa Paulista terão uma novidade inédita na arbitragem do futebol brasileiro. A Federação Paulista de Futebol (FPF) vai implementar, pela primeira vez no país, o recurso do desafio de vídeo, já utilizado em modalidades como vôlei, tênis e NBA.
A inovação foi comunicada aos quatro semifinalistas — XV de Piracicaba, Comercial, Primavera e Grêmio Prudente — durante o Conselho Técnico realizado na manhã desta segunda-feira (15). O modelo já havia sido testado pela Fifa em competições de base, como a Copa do Mundo Feminina Sub-20 de 2022.
O sistema, batizado de Football Video Support (FVS) — em tradução, “Suporte de Vídeo ao Futebol” — possibilita que os técnicos solicitem revisão em quatro tipos de lances: gols, marcação de pênalti, expulsão direta e cartão aplicado ao jogador incorreto.
Cada treinador terá direito a dois pedidos por partida. Para solicitar, deve girar o dedo no ar e entregar ao quarto árbitro um cartão específico. Em seguida, o árbitro principal vai até a cabine à beira do campo para rever o lance com auxílio de um operador de replay.
Assim como no VAR, a decisão final continua sendo do árbitro central, que pode manter ou modificar a marcação após a análise. Caso o pedido seja validado, o técnico mantém o direito à solicitação.
Diferente do VAR, o FVS não conta com árbitro de vídeo nem linhas de impedimento. Apenas gols — e possíveis cobranças de pênaltis em disputas — podem ser revisados automaticamente pelo quarto árbitro, sem necessidade de pedido dos treinadores.
Por ser mais simples e não exigir estrutura extensa de câmeras ou equipe ampliada de arbitragem, o FVS faz parte da estratégia da Fifa de expandir e democratizar o uso da tecnologia, tornando-a acessível também aos campeonatos de menor porte e garantindo revisões em lances decisivos.
— Faz parte do DNA do futebol paulista não apenas acompanhar as tendências globais, mas também ajudar a escrevê-las. Com o apoio da CBF e da FIFA, damos agora mais um passo com o Vídeo Suporte estreando no Brasil, uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia e em sintonia com as melhores práticas do futebol mundial — comentou o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.
A implementação do “desafio de vídeo” passa a integrar o conjunto de iniciativas inovadoras da FPF no futebol brasileiro. Entre elas estão o uso do impedimento semiautomático e do sistema multibolas, aplicados no Paulistão para acelerar a reposição da bola, além da câmera do árbitro no Paulistão Feminino, ambas realizadas nesta temporada.
A Copa Paulista garante duas vagas em competições nacionais de 2026: o campeão decide se prefere jogar a Copa do Brasil ou a Série D, enquanto o vice-campeão fica com a opção que sobrar.
Nas semifinais, Comercial e XV de Piracicaba duelam em uma chave, enquanto Grêmio Prudente e Primavera disputam a outra.