Leonino
·14. Oktober 2025
Geny marca na vitória de Moçambique, mas jogador do Sporting não tem motivos para sorrir

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·14. Oktober 2025
A seleção de Moçambique venceu a Somália por 1-0 com o golo de Geny Catamo, esta terça-feira, dia 14 de outubro. O jogador do Sporting esteve em destaque, mas o pupilo de Rui Borges não vai marcar presença no próximo Campeonato do Mundo de 2026.
O jogo ficou decidido logo ao minuto 6. Bruno Langa cruzou, o guarda-redes Mohamud saiu de forma disparatada e, sem o guardião na baliza, Catamo - que pode sair em janeiro - finalizou para o 1-0 final. Este resultado permitiu à seleção moçambicana chegar aos mesmos 15 pontos do que o Uganda, segundo classificado, mas termina assim a qualificação no terceiro posto.
Na outra partida, ainda assim, o Uganda saiu derrotado (2-1) pela Argélia. Steven Mukwala abriu o marcador logo aos nove minutos de jogo a favor do Uganda. A resposta da Argélia sugeriria apenas nos minutos finais da partida. Amoura restabeleceu o empate (81') através de uma grande penalidade. Já em tempo de compensação, o avançado do Wolfsburg foi decisivo, novamente de penálti, e fez o golo da vitória (90+9').
A equipa orientada por Conde Chiquinho concluiu a qualificação na terceira posição do Grupo G, com os mesmos pontos de Uganda, que irá disputar uma eliminatória a valer uma vaga no Mundial 2026. A diferença de golos (marcou os mesmos 14, mas sofreu mais 8), não permitiu que os Mambas alcançassem o segundo posto.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já oito partidas. Nos 404 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência na conta pessoal.