Coluna do Fla
·8. Oktober 2025
Grêmio se inspira no Flamengo e tenta dar ‘chapéu’ em arbitragem após polêmica no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·8. Oktober 2025
O Flamengo impressionou o futebol brasileiro após conseguir reverter a expulsão de Gonzalo Plata, que recebeu o cartão vermelho no jogo contra o Estudiantes (ARG), na Libertadores. Assim, após polêmica na última rodada do Brasileirão, o Grêmio se inspirou no Mengão e está tentando repetir o feito.
O Departamento Jurídico do Grêmio conquistou agora à noite um resultado inédito e histórico no cenário do futebol brasileiro. Pela primeira vez a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva acatou a tese do Clube e está pedindo ao STJD a suspensão dos efeitos dos cartões aplicados a dois atletas durante uma partida. O pedido é em caráter liminar. A partir de agora, o presidente do Tribunal pode tomar uma decisão a qualquer momento. O Grêmio espera pela suspensão dos cartões dados aos atletas Kannemann (vermelho) e Marlon (amarelo), aplicados durante o jogo contra o Bragantino, no último sábado, em Bragança Paulista. A partida ficou marcada por dois erros graves de arbitragem, que interferiram no resultado e provocaram, por parte da CBF, o afastamento da dupla de arbitragem da partida, Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior. O Grêmio acompanha o caso de perto e vem tomando medidas para defender uma arbitragem justa, mais qualificada e que não interfira no resultado das partidas”, disse o time gaúcho.
Na última rodada do Brasileirão, o Red Bull Bragantino venceu o Grêmio por 1 a 0, no sábado (04). Porém, o gol do time paulista foi marcado após pênalti polêmico, visto que o árbitro marcou penalidade após a bola bater no braço de Marlon, que estava ‘colado’ no corpo.
Além disso, aos 43 minutos do primeiro tempo, Kannemann foi expulso após, supostamente, acertar uma cotovelada no jogador do Bragantino. Porém, através das imagens divulgadas pelo VAR, os torcedores gaúchos afirmaram que os trechos são inconclusivos.
Desse modo, o Grêmio entrou com ação na Justiça para conseguir a suspensão dos cartões dados aos jogadores Kannemann (vermelho) e Marlon (amarelo).
O Flamengo enfrentou o Estudiantes em busca de vaga na semifinal da Libertadores. O jogo de ida aconteceu no dia 18 de setembro e rendeu algumas ‘polêmicas’ de arbitragem.
Uma delas aconteceu aos 37 minutos do segundo, quando Gonzalo Plata recebeu um chute dentro da área, mas foi expulso após Andrés Rojas ver solada do camisa 50 rubro-negro.
Desse modo, revoltado com a decisão da arbitragem, o Flamengo entrou com uma ação na Conmebol e conseguiu suspender a expulsão de Gonzalo Plata. O atacante, inclusive, foi titular na partida de volta, na Argentina.