Há um patrão em Famalicão que é especialista na bola parada | OneFootball

Há um patrão em Famalicão que é especialista na bola parada | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·5. Oktober 2025

Há um patrão em Famalicão que é especialista na bola parada

Artikelbild:Há um patrão em Famalicão que é especialista na bola parada

O Famalicão está a ser uma boas surpresas deste campeonato e, com o empate deste domingo ante o Arouca (1-1), soma já 13 pontos, ocupando o 6º lugar da classificação. Os comandados de Hugo Oliveira são, de resto, a 2ª melhor defesa do campeonato - a par de Gil Vicente, Sporting e Benfica, estes dois à condição - e é nesse setor que mora um dos seus principais destaques: Justin de Haas.

O central neerlandês, de 25 anos, fez formação nos históricos AZ Alkmaar e PSV, mas cedo deixou os Países Baixos, em 2021, para prosseguir carreira, até porque nunca chegou a jogar na principal divisão (Eredivisie) do seu país.


OneFootball Videos


Foi para a Croácia, onde chamou a atenção do também histórico Dinamo Zagreb, mas foi no mais modesto NK Lokomotiva que passou a jogar com mais regularidade - 45 jogos entre 2021 e 2023 - e a destacar-se devidamente.

O Famalicão estava atento, foi buscá-lo e cedo se tornou figura importante na defesa do projeto famalicense, mesmo com as duas trocas de treinadores que houve no clube (João Pedro Sousa, Armando Evangelista e, por fim, Hugo Oliveira) desde a sua chegada.

Um patrão que é especialista e matador

Desde a chegada a Vila Nova de Famalicão, em 2023, que o golo não tem estado afastado de De Haas. Na época de estreia, fez um golo e uma assistência, em 25 jogos. Na época passada, onde ganhou ainda mais relevância na equipa, fez dois golos em 30 jogos.

Ora, a época 2025/26 ainda agora começou, mas o internacional jovem neerlandês...já igualou os números em participação direta em golos das últimas duas temporadas: dois golos em apenas oito jogos.

No alto dos seus quase dois metros (1,94 metros), De Haas destaca-se evidentemente, mas tem sido o patrão da equipa - um dos capitães - e um dos principais motivos para o Famalicão ser uma das melhores defesas da prova. Contudo, também tem sido fundamental no capítulo ofensivo.

Esta época, os seus dois golos - caso volte a marcar até ao final da época, será logo a sua temporada mais goleadora da carreira - valeram já quatro dos 13 (!) pontos dos famalicenses. Ambos foram apontados na sequência de bolas paradas, embora bastante distintas.

Como seria de esperar de um central da sua altura, De Haas é, naturalmente, uma referência na bola parada e a sua cabeça deu a vitória frente ao AFS (0-1) dessa forma. Mas, este domingo, acrescentou uma faceta nova ao seu jogo e deu o empate em Arouca com um exímio golo de livre direto, mesmo à entrada da área arouquense.

Mais um nome a ter em atenção encontrado pelo scouting do Famalicão.

Impressum des Publishers ansehen