Ídolo do Corinthians recorda duelos com o Vasco e comenta sentimento após derrota na final da Copa do Brasil de 2022 | OneFootball

Ídolo do Corinthians recorda duelos com o Vasco e comenta sentimento após derrota na final da Copa do Brasil de 2022 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·21. Dezember 2025

Ídolo do Corinthians recorda duelos com o Vasco e comenta sentimento após derrota na final da Copa do Brasil de 2022

Artikelbild:Ídolo do Corinthians recorda duelos com o Vasco e comenta sentimento após derrota na final da Copa do Brasil de 2022
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

Corinthians e Vasco voltam a se enfrentar em uma decisão nacional neste domingo (21), às 18h (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo decisivo da final da Copa do Brasil. Entre os nomes que conhecem bem o peso desse confronto está Fábio Santos. Ídolo alvinegro e aposentado desde 2023, o ex-lateral acompanhou de perto capítulos importantes dessa rivalidade ao longo da carreira.

Os dois clubes protagonizaram duelos marcantes na última década. Um dos mais lembrados é o Campeonato Brasileiro de 2011, definido apenas na rodada final e encerrado com o pentacampeonato do Corinthians. No ano seguinte, o encontro voltou a acontecer em cenário decisivo, desta vez nas quartas de final da Libertadores de 2012. No Pacaembu, um gol de Paulinho nos minutos finais garantiu a classificação corinthiana em um confronto que ficou marcado como um dos mais simbólicos da campanha do título continental.


OneFootball Videos


Artikelbild:Ídolo do Corinthians recorda duelos com o Vasco e comenta sentimento após derrota na final da Copa do Brasil de 2022

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Em entrevista ao Lance, o ex-lateral relembrou justamente os embates contra o Vasco durante a Libertadores de 2012, quando o Corinthians avançou às semifinais, além da disputa direta pelo título brasileiro no ano anterior.

“Ali eram as duas principais equipes daqueles anos, de 2011, 2012, talvez com o Santos de Neymar também, mas eles venderam muito caro o Brasileirão de 2011, nós lutamos até o final, e em 2012, caiu aquele jogo, que para muitos foi a final antecipada da Libertadores, ali realmente tivemos certeza que a gente estava pronto para ser campeão. O Vasco foi realmente um ótimo adversário naqueles anos, era uma baita de uma equipe. Muito legal, as equipes decidiram o Mundial de 2000, teve essa época, e agora uma final de Copa do Brasil. São duas equipes gigantescas que torcemos para se manter no topo sempre.”, disse.

Fábio Santos também voltou no tempo para falar sobre a derrota na final da Copa do Brasil de 2022, quando o Corinthians acabou superado pelo Flamengo, também no Maracanã. Segundo ele, a lembrança ainda é marcante, mas a nova decisão traz a esperança de um desfecho diferente para o clube.

“Cara, não só por essa final, esse filme passa todo dia na minha cabeça para falar a verdade. Já falei algumas vezes, foi a pior derrota da minha vida, não consegui aceitá-la tão bem, mas faz parte da profissão. Que legal poder ver, depois de três anos desta derrota, ver o Corinthians voltar a decidir uma final de Copa do Brasil no Maracanã com alguns remanescentes daquela final. Tudo é amadurecimento, tudo faz parte, tomara que tenha um final diferente.”, comentou o ex-Timão.

Ao comparar as duas decisões, o ex-jogador destacou diferenças importantes no contexto das finais e avaliou o equilíbrio do confronto atual, especialmente após o empate no primeiro jogo.

“Cara, tudo depende do primeiro jogo. Em 2022 foi diferente, o Flamengo era muito favorito naquela ocaisão, nós já tínhamos enfrentado eles na Libertadores e fomos derrotados tanto na Neo Química Arena quanto no Maracanã, então eles era muito favoritos. Nós conseguimos empatar o primeiro jogo (por 0 a 0 na Neo Química Arena) e meio que chegou desacreditado no segundo jogo. Eram aqueles 3 mil torcedores conosco no Maracanã e agente conseguiu levar para os pênaltis, no final todos já sabem o que aconteceu. Neste ano não, vejo uma final aberta, sem favoritos, o primeiro jogo teve um empate, mesmo com o Vasco jogando em casa, ao lado do seu torcedor, vejo muito equilíbrio nesta decisão, e por mais que o torcedor corinthiano seja minoria, ela faz muito barulho e pode fazer diferença.”, afirmou.

Com duas passagens pelo clube do Parque São Jorge, Fábio Santos construiu uma trajetória sólida. Foram 374 jogos com a camisa alvinegra, 32 gols, 17 assistências e seis títulos conquistados: Brasileirão (2011 e 2015), Paulistão (2013), Recopa Sul-Americana (2013), Libertadores (2012) e Mundial de Clubes da Fifa (2012).

Veja mais:

Artikelbild:Ídolo do Corinthians recorda duelos com o Vasco e comenta sentimento após derrota na final da Copa do Brasil de 2022

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Impressum des Publishers ansehen