Esporte News Mundo
·4. Dezember 2025
Internacional encaminha seu segundo rebaixamento na história

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·4. Dezember 2025

O Internacional vai fechando de forma melancólica sua participação no Campeonato Brasileiro 2025. Pela 37ª rodada, o Colorado foi facilmente batido pelo São Paulo, pelo placar de 3 a 0, na Vila Belmiro. Os gols da partida foram de Sabino, Maik e Luciano.
Na estreia de Abel Braga, que chegou para tentar o milagre de tirar o time do Z4 após a queda na tabela depois da goleada sofrida para o Vasco por 5 a 1, a equipe seguiu apresentando apatia e foi mais uma vez derrotada. Desta vez, o “vilão” foi o São Paulo, que havia sido batido, na rodada anterior, por 6 a 0 pelo Fluminense.
Em 37 jogos, o Internacional acumula sua 16ª derrota na competição e tem impressionantes 56 gols sofridos. O clube, mais uma vez, assim como em 2016, quando venceu o Campeonato Gaúcho e foi rebaixado, repetiu a fórmula. Em 2025, o Colorado venceu o estadual, o “engana bobo”, como dizia o jornalista Wianey Carlet, e achou que o elenco era suficiente para a temporada.
O primeiro sinal de alerta veio na pausa para o Mundial de Clubes da Fifa, quando o Inter, ainda no comando de Roger Machado, estava na zona de rebaixamento e teve a oportunidade de fazer a mudança de treinador. Naquela altura, a equipe se preparava para enfrentar o Fluminense nas oitavas de final de Copa do Brasil, e o Flamengo, pela Libertadores, e teria a chance de sair do Z4 do Brasileiro.
Entre reclamações sobre a sequência de jogos e a falta de ritmo, Roger Machado foi mantido e conseguiu sair da zona de rebaixamento. Na sequência, o time caiu nas copas, sendo eliminado por Fluminense e pelo Flamengo, sem demonstrar poder de luta e ficando apenas com a missão de se manter na elite nacional.
Apesar da breve reação na Série A, Roger Machado começou a oscilar no comando do time e foi demitido após perder o Grenal da 24ª rodada, no Beira-Rio. Depois, a direção procurou Ramón Díaz, que assumiu o time na 13ª posição, a quatro pontos do Z4, e venceu apenas três jogos, empatou cinco e perdeu outros cinco, sendo demitido após a goleada sofrida contra o Vasco por 5 a 1. Após essa sequência de mudanças e resultados, o Colorado voltou à zona de rebaixamento, ocupando a 17ª colocação, a três rodadas do fim do Brasileirão.
A direção se rendeu à magia e buscou o aposentado Abel Braga, maior treinador da história do clube, para tirar o time da zona do rebaixamento. O curioso é que nomes como D’alessandro e Abel Braga eram apontados pelo candidato derrotado nas eleições, Roberto Melo, e que agora estão ao lado de Alessandro Barcellos.
A série de equívocos cometidos pelos dirigentes, como o presidente Alessandro Barcellos, o vice de futebol José Olavo Bisol, o executivo André Mazzuco e o diretor esportivo D’Alessandro, fizeram o time enfraquecer no segundo semestre, com as vendas de Wesley e Enner Valencia, e as chegadas de Alan Rodríguez, Richard e Alan Benítez. Os dois grandes retornos foram os lesionados Mercado e Bruno Gomes.
Na última rodada, Abel Braga tentará um milagre. O treinador buscará vencer e dar ânimo a um elenco completamente sem alma, que terá de garantir a vitória e torcer por outros resultados. Será um domingo de muita tensão no Beira-Rio.
Com a derrota para o São Paulo, o Internacional caiu para a 18ª colocação, com 41 pontos, chega a terceira partida consecutiva sem vitória e precisará de uma grande combinação de resultados, contando com tropeços de Vitória, Ceará e Fortaleza.
Para evitar o rebaixamento, o Internacional precisa secar os adversários diretos. Ao menos duas das três equipes que seguem na briga pela permanência na Série A não podem vencer e o Colorado tem de derrotar o Bragantino no Beira-Rio, no domingo (7), às 16h.
Deste modo, o cenário favorável para o Inter na última rodada é o seguinte:
Internacional x Bragantino – Inter precisa vencer
Vitória x São Paulo – Vitória pode no máximo empatar
Botafogo x Fortaleza – Fortaleza pode no máximo empatar, mas o Inter precisará vencer por 2 a 0
Ceará x Palmeiras – Derrota do Ceará em casa
Só um milagre poderá fazer com que o Internacional escape do rebaixamento, mas ainda existe um fio de esperança na torcida do Internacional.









































