Zerozero
·5. Oktober 2025
Leão sofre com um final <i>clássico</i>

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·5. Oktober 2025
O primeiro Clássico da noite terminou em divisão de pontos, com o SC Braga a sair mais sorridente. O Sporting esteve a vencer durante quase todo o jogo, mas não foi dominante nem conseguiu matar o jogo, pelo que uma grande penalidade, no sétimo minuto de descontos, impediu a vitória e a possibilidade de um regresso à liderança da Liga Portugal Betclic.
Além de um remate perigoso de Quenda logo no terceiro minuto, foi com alguma apreensão - e com cores atípicas - que as duas equipas se apresentaram a jogo. Na falta de risco no jogo, os adeptos entreteram-se com cânticos e assobios a João Moutinho (se Alvalade não esqueceu ainda, jamais esquecerá), até que, aos 18 minutos, o 1-0 chegou.
Foi Luis Suárez o autor, com um desvio fatal depois de um belo trabalho de Pedro Gonçalves na criação da jogada. O quarto jogo consecutivo a marcar para o ponta de lança colombiano! Depois disso, o domínio leonino foi desvanecendo, assim como as ocasiões. Do lado do SC Braga, que se apoiou em Zalazar para chegar ao ataque, houve uma grande chance para Ricardo Horta, que não conseguiu bater Rui Silva.
O Sporting voltou à sua melhor versão na segunda parte, começando novamente a criar o tipo de ocasiões que podem fazer o marcador mexer. Vagiannidis, Suárez e Alisson Santos (outra boa entrada do brasileiro) ameaçaram o golo em momentos, mas a equipa de Rui Borges não deixou de ser errática a meio-campo e isso também foi colocando algumas oportunidades no prato minhoto. Vítor Carvalho, Leonardo Lelo e Zalazar foram os que mais ameaçaram o empate.
Foi quando tudo apontava para o 1-0 como resultado final que a surpresa chegou. Talvez não tão surpreendente assim, já que este confronto tem sido dividido entre marcadores gordos de 5-0 e empates de 1-1 com um golo tardio dos visitantes... Hjulmand, capitão que esteve longe dos melhores dias, agarrou Lagerbielke e cometeu a grande penalidade que gelou Alvalade.
Rodrigo Zalazar (SC Braga): Foi, de longe, o elemento mais forte dos visitantes. Os colegas confiam nele e o uruguaio corresponde com bom futebol, levando a equipa para a frente no campo com qualidade. Faltava-lhe apenas a definição para ser o melhor em campo, e eis que, aos 90+7, a oportunidade chegou.
Luis Suárez (Sporting): Mais um jogo, mais um golo. O elemento mais interventivo e perigoso do ataque leonino leva agora quatro jogos consecutivos a marcar. Não fossem os remates ao ferro frente ao Kairat, e falaríamos de sete jogos consecutivos! Grande momento.
Gustaf Lagerbielke (SC Braga): Exibição imperfeita, mas competente. Jogou bem com o sangue quente de Suárez e foi o elemento mais tranquilo da defesa bracarense, além de ter ido ao ataque para conquistar a grande penalidade que gelou Alvalade.
Francisco Trincão (Sporting): Das piores exibições do camisola 17 nos últimos tempos. Lento e distante, não conseguindo qualquer impacto positivo nas poucas vezes que teve a bola contra o clube onde foi formado. Isso levou-o a uma substituição prematura quando o jogo ainda estava por resolver.
Onze do Sporting:
Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Maxi Araújo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Luis Suárez
Onze do SC Braga:
Lukas Hornicek, Víctor Gómez, Gustaf Lagerbielke, Sikou Niakaté, Leonardo Lelo, Ricardo Horta, João Moutinho, Vitor Carvalho, Florian Grillitsch, Pau Victor, Rodrigo Zalazar
1':
Começou a partida
3':
Sporting: Geovany Quenda
puxou a bola para o interior do terreno e armou remate. O guardião do SC Braga fez uma grande defesa. Canto para os visitados
18':
GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 6º golo na prova (8 jogos) Luis Suárez marcou o seu 7º golo na equipa (11 jogos)
Pedro Gonçalves investiu pelo corredor esquerdo e trocou as voltas a Gustaf Lagerbielke. De seguida, o português cruzou para a área bracarense. Luis Suárez aproveitou a passividade da defesa adversária e colocou a bola no fundo das redes da baliza defendida por Hornicek.
27':
Ambas as equipas estão a procurar chegar ao último terço, sendo que, até ao momento, o jogo tem estado com muito ritmo. O Sporting aproveitou uma das únicas oportunidades que teve na primeira parte. A equipa da casa tem tido dificuldades em romper o bloco bracarense. Já o SC Braga, apesar da desvantagem, está bastante vivo no jogo e tem criado algumas chances em terrenos mais ofensivos. Os pupilos de Carlos Vicens tem sido apanhados em for de jogo várias vezes nos últimos suspiros. A segunda metade da primeira parte... promete!
32':
VAR analisa:
possível penálti a favor do SC Braga. Maxi Araújo cortou uma bola de forma invulgar.
44':
SC Braga: Ricardo Horta
apareceu no meio da área e foi servido por Moutinho - o médio fez um grande passe picado para o capitão. O número '21' rematou, mas Rui Silva defendeu
45 +3':
Sporting: Pedro Gonçalves
rematou, depois de um grande lance coletivo dos leões, mas a bola passou ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Hornicek
46':
A equipa da casa está a controlar a vantagem, estando a tentar aumentar a diferença no marcador. O Sporting fechou a primeira parte com uma grande oportunidade de fazer o segundo tento no duelo. Apesar das investidas dos leões, o SC Braga tem batalhado bastante e tem criado problemas aos visitados. Os arsenalistas tem criado bastantes oportunidades de perigo, pecando apenas na eficácia. Os visitantes podem encontrar o caminho da baliza a qualquer momento, mudando o rumo do jogo. A segunda parte vai ficar decidida nos pequenos detalhes.
47':
SC Braga: Vitor Carvalho
cabeceou na sequência de um livre batido por Lelo. A bola passou a centímetros do poste direito da baliza verde e branca
50':
Sporting: Georgios Vagiannidis
cabeceou, depois de uma jogada individual de Pedro Gonçalves. O lateral cabeceou, mas a bola passou ao lado da baliza bracarense
54':
SC Braga: Leonardo Lelo
rematou, mesmo à boca da baliza dos leões, após uma grande jogada coletiva. Rui Silva fez uma grande defesa, mesmo no limite! Que grande momento de futebol!
69':
Os últimos minutos da partida ficaram marcados por uma forte disputa pela posse de bola. Os visitantes tem aplicado uma boa pressão e ainda não baixaram os braços. Já a equipa casa está a conseguir chegar ao último terço, mas não tem rematado na direção da baliza defendida por Hornicek. Os próximos momentos vão ser cruciais para a definição do resultado final.
70':
SC Braga: Rodrigo Zalazar
rematou do meio da rua - com bastante potência. Rui Silva não conseguiu agarrar a bola, mas negou o golo. Canto para o SC Braga.
78':
Sporting: Alisson Santos
dançou sobre a defesa bracarense e rematou. A bola passou muito perto da baliza do SC Braga. Os adeptos da casa gostaram!
90 +3':
SC Braga: Bright Arrey-Mbi
aproveitou a confusão na área do Sporting e, de pé esquerdo, enviou a bola na direção da baliza adversária. Rui Silva voou e agarrou a bola, tendo sofrido falta
90 +4':
VAR analisa:
possível penálti para o SC Braga. Cláudio Pereira vai ver as imagens ao VAR.
90 +7':
GOLO SC Braga: Rodrigo Zalazar marca de grande penalidade!
Rodrigo Zalazar marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
Zalazar, com toda a frieza do mundo, enviou a bola para o canto inferior esquerdo da baliza defendida por Rui Silva. Sem hipóteses para o guardião português.
90 +9':
Sporting: Alisson Santos
teve a oportunidade de empatar a partida. Sozinho, no coração da área, atirou a bola para a bancada
90 +10':
SC Braga: Gorby Baptiste
rematou do meio da rua, Rui Silva defendeu a bola
90 +11':
Sporting: Pedro Gonçalves
cabeceou, no coração da área, mas foi à figura do guardião adversário
90 +11':
O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:
Rodrigo Zalazar (SCB) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O uruguaio teve uma grande prestação. Apresentou-se a um grande nível e, num momento de grande pressão, não tremeu. Marcou o tento do SC Braga - uma exibição para mais tarde recordar.
90 +11':
Um final de loucos no Estádio José Alvalade. O SC Braga lutou até ao apito final e foi recompensado. Os gverreiros empataram a partida aos 90+7', numa altura em que as probabilidades pareciam estar do lado do Sporting. O empate não mancha as boas dinâmicas praticadas pelos leões, porém deixa clara a ideia que a eficácia podia ter sido melhor.