oGol.com.br
·4. Dezember 2025
Libertadores ainda no radar não muda cenário austero do São Paulo para 2026

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·4. Dezember 2025

Apesar da crise arrastada, que chegou ao seu ápice com a histórica derrota sofrida para o Fluminense na 36ª rodada do Brasileirão, o São Paulo ainda pode se classificar para a Libertadores de 2026. O Tricolor venceu o Inter na penúltima partida do campeonato nacional com autoridade, por 3 a 0, mas a crise segue viva, assim como a promessa de um 2026 austero.
A vitória mantém o clube na oitava colocação e reacende o sonho continental do Tricolor Paulista para a próxima temporada, já que o G7 pode virar G8. Porém, o cenário não é tão animador: a equipe precisa torcer por uma vitória de Cruzeiro ou Fluminense na Copa do Brasil para jogar a Libertadores. E, mesmo em caso de classificação, o ano de 2026 deve seguir o mesmo roteiro de 2025.
O ano de 2025 do São Paulo foi aquém das expectativas. No começo do ano, o clima era de esperança: o clube havia repatriado Oscar e tinha tudo para montar um "quadrado mágico", com Luciano, Calleri e Lucas Moura ao lado do meia. A realidade, porém, é que a equipe do Morumbi conviveu com diversos problemas e decepcionou em 2026.
A começar pelo Paulistão, quando o clube segurou as pontas, mas não resistiu e caiu na semifinal para o Palmeiras. Depois, a vez da Copa do Brasil, quando o clube caiu para o Athletico mesmo depois de ganhar em casa. A continuar pela Libertadores, onde o clube não reverteu o placar contra a LDU em casa e decepcionou. E a concluir pelo Brasileirão, onde o Tricolor sofre para garantir uma oitava colocação.
O maior dos problemas do Tricolor foi, de longe, o departamento médico. Para o jogo contra o Inter, o time teve dez desfalques por lesão, contando jogadores que têm pompa no elenco, como Oscar, Lucas, Calleri e Wendell. Não à toa que o dito "quadrado mágico" atuou junto em apenas oito oportunidades, todas pelo Paulistão.
Além das lesões, o São Paulo também sofre com problemas administrativos graves. Tudo ficou escancarado pela dura entrevista de Luiz Gustavo ao término da goleada sofrida para o Fluminense, e ganhou novos capítulos nas demissões de três dirigentes, entre eles o diretor de futebol Carlos Belmonte. A falta de dinheiro também é um problema: a equipe sofreu, recentemente, um transfer-ban por uma dívida com o ex-empresário de Calleri.
Apesar de todos os entraves, o time do Morumbi ainda pode ter um respiro em caso de classificação para a Libertadores, que, como citado anteriormente, é vista como difícil. Mesmo a classificação continental não salvaria a vida do clube, visto que o ano de 2026 deve seguir a mesma rota fúnebre de 2025.
A preparação para o próximo ano já começou na Barra Funda, e a expectativa é de mais dificuldades. Com a grande dívida, no valor de 1 bilhão de reais, o Tricolor deve passar mais um ano de austeridade, sem grandes contratações e com o mesmo projeto de vendas que gerou descontentamento nos torcedores.
O São Paulo se desfez de algumas de suas promessas durante a temporada, tal qual Matheus Alves, Lucas Ferreira, Henrique Carmo, William Gomes e Angelo por valores considerados baixos. Os cinco atletas foram negociados por 37 milhões de euros, mesmo valor que o Palmeiras conseguiu ao vender Vitor Reis para o Grupo City.
A venda de atletas deve continuar sendo uma realidade no Morumbi. Belmonte, agora ex-diretor, detalhou que o clube não queria vender nenhum atleta, mas que "é uma situação financeira", em entrevista à ESPN. "Não podemos contratar nenhum jogador pagando transferência", completou.
Atletas como Maik, Lucca, Rodriguinho e o hoje lesionado Ryan Francisco podem ser alguns dos próximos a deixar o São Paulo em busca de levantamento de recursos financeiros. Outros nomes devem sair para aliviar a folha, tais quais Rigoni e Dinenno, por exemplo. Em contrapartida, a estratégia de reforçar o elenco passa por duas a três contratações, além da promoção de jogadores da base.
A realidade é dura para o São Paulo, que convive uma crise arrastada e certamente terá dificuldades caso queira voltar aos tempos áureos de conquistas.









































