Zerozero
·19. November 2025
Loucura do prolongamento sorriu ao Sporting na Europa

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19. November 2025

Foi preciso apanhar um susto, entrando a perder, mas o Sporting, guiado por boas mexidas a partir do banco e uma grande Telma Encarnação, foi ao prolongamento para vencer o Glasgow City por 3-1. As leoas avançam para os quartos de final da UEFA Women´s Europa Cup.
Estava tudo em aberto, depois do empate na 1ª mão (1-1) e tudo se decidia em Alcochete. O Sporting entrou a pressionar alto e criou algumas dificuldades na construção do Glasgow City. Além disso, nos primeiros minutos, as leoas mostraram capacidade de ter bola e foram tentando potenciar as suas alas, conseguindo criar algum perigo, embora quase sempre na meia distância.
Contudo, com o passar dos minutos, como seria de esperar, o cansaço físico e psicológico do Sporting fez-se sentir e as comandadas de Micael Sequeira baixaram essa pressão, o que abriu o jogo e deu mais espaço a uma equipa escocesa, que ia jogando no erro e mantinha-se coesa defensivamente.
Com o Sporting mais ineficaz com bola controlada, as escocesas cresceram e começaram a ameaçar na bola parada, onde as da casa mostravam algum nervosismo. Isto acabou mesmo por resultar no golo inaugural, por parte do Glasgow City, aos 41', quando Nicole Kozlova respondeu ao livre lateral estudado e surgiu à boca da baliza a encostar de cabeça para o 0-1. As leoas estavam em maus lençóis.
Apesar disso, estava tudo em aberto para a 2ª parte. No entanto, a nova tentativa de verticalidade imposta pelo Sporting também deixou o jogo mais partido, com mais facilidade, e também expôs mais os erros leoninos na construção. Foi uma questão de tempo até isso levar o Sporting a começar a usar e abusar dos cruzamentos, onde faltava apoio a Telma Encarnação.
Percebendo isso mesmo, Micael Sequeira trouxe nova vida às alas e adicionou ao ataque Ana Capeta. Isto deu vida ao Sporting na sua pior fase e acabou por ter um efeito quase imediato. Apenas cinco minutos depois dessas entradas, Carla Armengol fez um grande movimento da esquerda para o meio e desmarcou com classe Telma Encarnação na área escocesa. A internacional lusa não perdoou e rematou de primeira para o 1-1, relançando a partida e a eliminatória.
Nos 20 minutos finais, o ascendente foi claramente verde e branco, com o Sporting a crescer com o golo marcado e com as mexidas. Do outro lado, o Glasgow City não conseguia criar e teve de passar um mau bocado, vendo mesmo Telma Encarnação a acertar no poste, de livre direto, aos 87'. Contudo, aguentou-se com unhas e dentes e tivemos mesmo de ir a prolongamento.
À entrada para os 30 minutos adicionais, a superioridade leonina era evidente e assim continuou, com apenas o Sporting realmente em busca do golo. As leoas foram conseguindo encostar o desgastado Glasgow City às cordas e, aos 100 minutos, Telma Encarnação voltou a vestir a capa de heroína. A avançado até estava a pedir para sair há largos minutos, desgastada fisicamente, mas foi a tempo de responder à grande desmarcação e cruzamento de Beatriz Fonseca na direita para área para cabecear para a reviravolta.
A machadada final surgiu logo no arranque da 2ª parte do prolongamento. O Glasgow City até tinha feito um par de mexidas para o tudo ou nada, mas levou um «murro no estômago» quando, aos 106', Carla Armengol respondeu ao cruzamento de Ana Capeta na direita e, ao segundo poste, fez o 3-1 final. O Sporting avança para os quartos de final da UEFA Women´s Europa Cup.
Nos quartos de final, o Sporting defrontará o vencedor da eliminatória entre o Hammarby e o Ajax, que fica definido esta quinta-feira.
A árbitra finlandesa Lina Lehtovaara teve uma exibição sóbria, sem grandes erros e foi tentando deixar o jogo correr. Nada a apontar.

Onze do Sporting:
Anna Wellmann, Mackenzie Cherry, Ashley Barron, Madison Haugen, Flor Bonsegundo, Brenda Pérez, Daniela Arques, Beatriz Fonseca, Carolina Santiago, Telma Encarnação, Maísa Correia

Onze do Glasgow City LFC:
Lee Gibson, Lisa Evans, Kimberley Smit, Lana Golob, Amy Muir, Natalia Wrobel, Hayley Lauder, Linda Motlhalo, Emily Whelan, Abi Harrison, Nicole Kozlova
1':

Começou a partida em Alcochete!
2':

Sporting: Flor Bonsegundo
remata à entrada da área, após cruzamento de Maísa Correia, mas há uma grande defesa de Lee Gibson!
15':

Boa entrada no jogo das leoas de Micael Sequeira. A pressão efetuada pela turma verde e branca está a incomodar bastante a saída de bola das escocesas. Vamos ver até onde dura esta intensidade sportinguista.
27':

Sporting: Telma Encarnação
respondeu a um belo cruzamento na direita e surgiu na pequena área a rematar para defesa enorme. Contudo, havia fora de jogo
41':

GOLO Glasgow City LFC! Nicole Kozlova marca
Nicole Kozlova marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
Marca o Glasgow City! Livre largo batido na direita, uma jogada escocesa surgiu ao segundo poste a cabecear para o poste mais distante e, aí, surgiu Kozlova a encostar facilmente para o 0-1
45 +1':

O Sporting até entrou bem na partida e a mostrar capacidade de ter bola e potenciar as suas alas, mas foi perdendo fulgor, pulmão e clarividência e isso permitiu às escocesas crescer, acabando por marcar numa das suas primeiras chances de golo.
73':

GOLO Sporting! Telma Encarnação marca
Telma Encarnação marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
Empata o Sporting! Grande movimento e cruzamento de Carla Armengol na meia esquerda e Telma Encarnação surgiu solta em plena área a rematar de primeira para o 1-1
87':

Telma Encarnação (Sporting) remata ao poste!!!
A avançado atirou de livre direto e acertou em cheio no poste
90 +4':

Sporting: Cláudia Neto
viu a bola sobrar á entrada da área e rematou contra uma defesa. Saiu a rasar o poste
100':

GOLO Sporting! Telma Encarnação marca
Telma Encarnação marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
Reviravolta! Grande passe a desmarcar Beatriz Fonseca na direita da área, esta cruza de primeira na linha de fundo e Telma Encarnação, que vinha pedindo para sair, desgastada, nos últimos minutos, surgiu ao primeiro poste a encostar de cabeça para o 2-1
105 +1':

Glasgow City LFC: Katie Lockwood
viu a ola sobrar em plena área, no meio da confusão, e rematou contra uma defesa
106':

GOLO Sporting! Carla Armengol marca
Carla Armengol marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
Mais um! Capeta recebeu na direita, cruzou e a bola desviou numa defesa, sobrando para Almengol no segundo poste. A espanhola parou a bola e rematou para o 3-1
118':

Glasgow City LFC: Emma Brownlie
rematou de muito longe e obrigou Wellmann a defesa apertada para o lado
120':

Sporting: Jeneva Hernandez-Gray
foi muito bem desmarcada na transição, entrou pela esquerda da área e rematou para defesa enorme de Lee Gibson
120 +3':

A árbitra apita para o final da partida! O Sporting avança!
Melhor em campo:

Telma Encarnação (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, a melhor jogadora em campo. Foi intratável no ataque, decisiva e, mesmo desgastada fisicamente, deu tudo em campo, terminando com dois importantíssimos golos.









































