Central do Timão
·17. Januar 2026
Mandante fora de casa: Corinthians volta a mandar jogo na Vila Belmiro após 30 anos

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·17. Januar 2026

O Corinthians acertou com o Santos a realização do jogo contra o Bahia, pela estreia do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, no próximo dia 28. A mudança tem como objetivo garantir mais tempo de descanso antes da disputa da Supercopa do Brasil contra o Flamengo. Inicialmente, a partida estava marcada para o dia 29, na Neo Química Arena, o que deixaria o Timão em desvantagem no período de recuperação em relação ao adversário rubro-negro na decisão marcada para 1º de fevereiro, no Mané Garrincha, em Brasília.
Diante disso, somado ao fato de a capital paulista já contar com outro confronto agendado para a mesma data, o Corinthians decidiu oficiar a CBF solicitando a alteração do mando de jogo para a Vila Belmiro. Esta não será a primeira vez que o Timão atuará como mandante no estádio do rival: a situação já ocorreu em outras duas oportunidades ao longo de sua história, ambas em torneios amistosos realizados no século passado.
Será, portanto, a primeira vez que o clube mandará uma partida oficial na Vila Belmiro. Confira, a seguir, o retrospecto corinthiano como mandante no estádio do Peixe.

Torcida do Corinthians na Vila Belmiro Foto: Alexandre Schneider/Getty Images
Em 17 de janeiro de 1986, o Corinthians disputava o Torneio de Verão, competição amistosa, e recebeu o Grasshopper, da Suíça, na Vila Belmiro, diante de 3.655 torcedores presentes no estádio. Na ocasião, o Timão venceu a equipe europeia por 3 x 0, com gols de Édson Boaro e Lima, que marcou duas vezes. O time foi escalado pelo então treinador Rubens Minelli da seguinte forma:
Carlos; Édson Boaro, Paulo, Edivaldo, Aílton, Biro-Biro, Casagrande (Luís Fernando), Zenon, Paulo César (Wilson Mano), Lima e João Paulo.
Novamente pelo Torneio de Verão, desta vez em 1996, o Corinthians voltou a mandar uma partida na Vila Belmiro, em confronto diante do Cruzeiro que terminou empatado por 1 x 1. O gol do Timão foi marcado por Leônidas, enquanto Marcelo anotou o tento da Raposa.
Naquele confronto, o Timão teve pela frente dois jogadores que posteriormente se tornaram ídolos históricos do clube: o goleiro Dida, campeão mundial em 2000 pelo Corinthians, e o atacante Dinei, tricampeão brasileiro, campeão mundial e campeão paulista em 1999 com a camisa alvinegra. Na ocasião, o Corinthians, sob o comando de Eduardo Amorim, foi a campo com a seguinte escalação:
Ronaldo Giovanelli; André Santos (Luciano), Henrique (Cris), Célio Silva, Silvinho, Bernardo (Marcelinho Paulista), Júlio César, Mazinho Loyola, Leônidas, Jorginho (Silva) e João Paulo (Gláuber).
Exatos 30 anos depois, o Corinthians voltará a mandar uma partida na Vila Belmiro, desta vez pelo Brasileirão, defendendo um tabu de invencibilidade como mandante no estádio do Santos, com a possibilidade de ampliar o retrospecto positivo e lotar a casa do rival.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































