Gazeta Esportiva.com
·3. November 2025
Memphis rebate críticas e despista sobre possível renovação com o Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·3. November 2025

O atacante Memphis Depay foi um dos destaques da vitória do Corinthians sobre o Grêmio, neste domingo, na Neo Química Arena, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O holandês marcou um gol de pênalti e rebateu as críticas sobre seu desempenho.
Memphis comentou as críticas de quem afirma que ele rende mais pela seleção da Holanda do que pelo Corinthians. Segundo o jogador, a comparação não é válida, já que as equipes são completamente diferentes.
“Eu não acho que todo mundo compara. Eu acho que algumas pessoas comparam e vocês levam isso para a mídia, é o trabalho de vocês. Qualquer um que entenda de futebol sabe que não dá para comparar uma seleção nacional com o nosso time, são times completamente diferentes, pessoas diferentes. Eu faço um trabalho diferente aqui. Não precisa nem explicar a diferença entre os dois times, vamos ser inteligentes e pensar no Corinthians. Toda vez que estou em campo, tento dar o meu melhor”, disse o camisa 10 na zona mista.

(Foto: Vilmar Bannach/Ekobanpress)
O atleta de 31 anos falou também sobre a sua relação com a atual diretoria do clube. Houve algumas turbulências recentes – em uma delas, o atacante faltou a um treino por causa do atraso no pagamento de bônus. Ele enxerga o Timão no “caminho certo”, mas, sem entrar em detalhes, disse que algumas coisas precisam melhorar.
“Depois que cheguei, todas as pessoas envolvidas no clube saíram. Você precisa construir confiança, é um desafio grande para o Corinthians e para mim. Estivemos perto do rebaixamento no ano passado, mas conseguimos escapar e ganhamos um título. Muitos pensavam que estávamos prontos para competir por todas os torneios, mas não estávamos, porque nem conseguíamos contratar outros jogadores, trouxemos apenas Vitinho. No projeto que tinha em minha mente, queria competir por todos os títulos”, afirmou Memphis.
“Temos que ser transparentes, não gosto de fakes. Temos o mesmo time, então por que vocês esperam que vamos brigar por todos os títulos? Não é a nossa realidade, nós tentamos, mas ainda não temos time para isso. Sou profissional, minha relação com a diretoria é boa, tivemos turbulências, mas eu gosto de desafios. Temos muitas coisas para melhorar e estamos na direção certa”, concluiu.
O contrato de Memphis Depay com o Corinthians é válido até julho de 2026. A menos de um ano até o fim do vínculo, o holandês evitou falar sobre uma possível renovação. Ele se diz focado na reta final da temporada e entende que não é momento adequador para tratar do assunto.
“Acho que não é momento de responder isso. Me sinto bem, focado na Copa do Brasil e no Brasileirão. Temos muitos jogos pela frente, então vamos falar sobre isso em outro momento. Quero conquistar coisas grandes por esse clube, precisamos de mudanças que só as pessoas de dentro entendem. É isso”, declarou.
Há mais de um ano no Brasil, Memphis Depay já arranha algumas palavras em português. Ele está aprendendo a língua enquanto tenta se adaptar a um calendário mais robusto, diferente do futebol europeu.
De forma geral, o jogador avalia sua experiência no Corinthians como “bonita”, mas não se dá por satisfeito e busca mais títulos.
“Na frente das câmeras, meu português não melhorou muito. Eu acho que estou bem no português, entendo mais do que consigo falar, mas estou bem. Quando os rivais gritam alguma provocação no meu ouvido, eu entendo, mesmo que eles pensem que não”, brincou.
“Foi tudo muito rápido, é uma experiência diferente para mim. O calendário aqui é bem diferente do europeu. Tive que me adaptar enquanto jogo pela seleção nacional. Não é fácil jogar pela seleção, pegar um voo e, dois dias depois, atuar aqui no Brasil. Isso exige muito do corpo. Mas é uma experiência bonita. Ganhamos um título e estamos competindo na Copa. Ainda não estou satisfeito, há muitas coisas que ainda quero conquistar, mas estou feliz e focado no time”, finalizou.
Após a partida contra o Grêmio, Memphis Depay ganhou elogios de Dorival Júnior. O treinador elogiou a capacidade técnica e destacou o comportamento com e sem bola do atacante. Em 2025, ele é o principal garçom do Timão, com dez assistências, e o vice-artilheiro da equipe, com nove bolas na redes – atrás de Yuri Alberto, com 15.
“O Memphis tem uma forma de interpretar jogos interessante. Ele fecha espaços, mesmo que não seja um combate direto, conhece bem os atalhos. Ataca no momento certo, iso dificulta as saídas adversárias. Com bola, ele executa uma função interessante, ataca espaços e flutua. É um jogador que nos entrega coisas muito positivas com e sem bola. Joga muito com aproximação, isso é um detalhe que precisamos melhorar, temos que usá-lo mais como pivô. Precisamos usar mais disso, é um fator posiitvo do atleta e precisamos desse entendimento para explorar mais”, afirmou o comandante em entrevista coletiva.









































