MundoBola
·4. Dezember 2025
Morre Luiz Antõnio Silva, o Índio, ex-árbitro da Série A do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·4. Dezember 2025

O árbitro Luíz Antônio Silva Santos, conhecido como Índio, faleceu nessa terça-feira (3), no Rio de Janeiro, aos 55 anos. Ele estava hospitalizado desde julho, em estado gravíssimo, durante o tratamento contra um câncer. A informação foi confirmada pelas redes sociais do juiz.
Índio foi figura importante no futebol do Rio e do país. Ingressou na FERJ em 1995, chegou ao quadro da CBF em 1998 e tornou-se aspirante Fifa em 2004, permanecendo nessa categoria até 2008. Em 2020, atuou como instrutor na preparação dos árbitros cariocas durante a pandemia da Covid-19.
Antes de ser internado, exercia um cargo político na Secretaria de Integração Metropolitana, na gestão do prefeito Eduardo Paes. Paralelamente à função pública, seguia apitando na várzea e participava de projetos que levavam educação física a pessoas com deficiência no Rio de Janeiro.
O árbitro acumulou episódios marcantes ao longo de sua trajetória. Um dos mais lembrados ocorreu em 2017, quando “saiu faísca” entre Índio e Luís Fabiano após o atacante reclamar de um cartão amarelo em Vasco x Flamengo. Na discussão, o jogador encostou no árbitro, que caiu para trás e logo aplicou o vermelho no atacante.
Em nota publicada, a FERJ (Federação Estadual do Rio de Janeiro), lamentou a morte do árbitro. Confira o texto na íntegra:
"Com pesar, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro lamenta a morte do ex-árbitro Luiz Antônio Silva dos Santos, o Índio, aos 55 anos. Ele participou de vários jogos importantes do Campeonato Carioca e Brasileiro, como um dos principais árbitros do quadro da FERJ e da CBF. A FERJ deseja força e condolências a parentes e familiares de Luiz Antônio dos Santos", destacou.









































