Nascido para Marcar mostra trajetória e carisma de Fernando Gomes | OneFootball

Nascido para Marcar mostra trajetória e carisma de Fernando Gomes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·20. November 2025

Nascido para Marcar mostra trajetória e carisma de Fernando Gomes

Artikelbild:Nascido para Marcar mostra trajetória e carisma de Fernando Gomes

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, marcou presença esta quinta-feira na antestreia do documentário “Nascido para Marcar”, sobre o antigo avançado dos portistas, acompanhado pela Direcção do clube, família, amigos e antigos colegas e treinadores de Fernando Gomes.

A estreia do filme, dividido em duas partes de 55 minutos, está agendada para amanhã às 21h00 no canal YouTube do FC Porto. A segunda parte será divulgada na quarta-feira, também às 21h00.


OneFootball Videos


No Auditório José Maria Pedroto, o responsável do emblema azul e branco recordou o Bibota, “um ídolo de gerações” e com uma trajetória única no clube.

Artikelbild:Nascido para Marcar mostra trajetória e carisma de Fernando Gomes

“Não há nada mais maravilhoso do que a história de Fernando Gomes no FC Porto, a forma como chega ao clube através das nossas famosas captações, o seu crescimento, sócio desde os seis anos e, depois, todo o legado que nos deixou. Foi o quarto jogador mais utilizado na história do FC Porto e conquistou um número de títulos e de vitórias sem igual. O Fernando é um ídolo de gerações, seguramente da minha, que transportávamos pequenos calendários nas nossas carteiras com o Fernando Gomes e as suas duas Botas de Ouro. Traz-nos grandes memórias, memórias ainda mais especiais porque partilhei o balneário com um grande amigo seu, o Lima Pereira, que me contava todas as aventuras e desaventuras desta grande dupla, e é alguém que representa muito na história do FC Porto. Este documentário refresca a nossa memória e mostra-nos quem foi o Fernando Gomes, o que ele significou para o FC Porto, o ponta-de-lança que ele era, o espetáculo que era vê-lo marcar golos e celebrá-los com elegância. Além de um atleta de eleição, o Fernando Gomes era uma pessoa que tinha um carisma e uma personalidade muito forte, um caráter muito vincado e não havia como não gostar de tudo o que ele significou para o FC Porto. Sócio desde os seis anos, estreou-se a marcar pelo FC Porto aos 17, marcou 355 golos em 452 jogos e é o homem que mais golos marcou com as cores do FC Porto. É importante recordar tudo isto, refrescar a memória e dizer aos mais novos que o Fernando Gomes foi uma grande inspiração para muita gente, que atravessa o tempo e perdurará para sempre no nosso coração”, referiu.

Artikelbild:Nascido para Marcar mostra trajetória e carisma de Fernando Gomes

Martim Gomes, filho de Fernando Gomes, também marcou presença.

“Antes de mais gostava de agradecer a todos por estarem aqui presentes neste dia tão especial para mim e para a minha família. Este documentário não é apenas um relato da carreira do meu pai, mas sim uma viagem pela vida dele, pela pessoa que foi, pelo impacto que teve no desporto e na sociedade e pela forma bonita e genuína como viveu o nosso clube – o FC Porto. Este documentário é um passo importante para que a memória dele nunca seja esquecida e para que as novas gerações saibam quem foi o Fernando Gomes, como é o caso da minha irmã que tem cinco anos e que teve poucas oportunidades para conhecer o pai. Quero agradecer ao FC Porto e ao presidente pela vontade que têm demonstrado em manter viva a memória do meu pai e em continuar a contar a história dele, que também é parte importante da história do nosso clube. Deixo um agradecimento muito especial a todos os que participaram no documentário, ao Rui Cerqueira, ao João Figueiredo, ao Hugo Matos e a todos os outros que trabalharam afincadamente para que este documentário ficasse muito bom. Obrigado pela vossa dedicação, trabalho e cuidado ao contar a história do meu pai. Agora vou falar um bocadinho sobre o meu pai, o eterno Bibota. A sua dedicação a este clube não é novidade para ninguém. Foi aqui que sempre se sentiu em casa e era aqui que se sentia feliz enquanto adepto, atleta e dirigente. É muito bom perceber que, de alguma forma, continua presente na história do clube e em cada uma destas pessoas que aqui está e que o recordarão para sempre, certamente. É muito bom ver esta sala completa e saber que ainda há muitas outras pessoas que vão ver este documentário. Para mim, ver este documentário foi uma mistura de sensações, porque aprendi coisas novas sobre o meu pai, ri-me com algumas histórias e senti muita saudade, mas também senti um orgulho enorme que sempre esteve presente em mim. Cada vez que há uma cerimónia destas, sinto um orgulho enorme e, por isso, deixo o meu muito obrigado. O meu pai marcou golos, venceu troféus e tem uma história muito boa, mas o que mais me orgulha é saber que marcou tantas pessoas dentro e fora dos relvados, inclusive adversários e colegas de outros clubes por onde também passou, como o Sporting e o Sporting Gijón, que fizeram parte da sua história. É muito bom ver a forma positiva como toda a gente fala dele, estou muito orgulhoso. Obrigado por estarem aqui hoje e obrigado por manterem o meu pai vivo. Obrigado”, afirmou.

Artikelbild:Nascido para Marcar mostra trajetória e carisma de Fernando Gomes
Impressum des Publishers ansehen