Zerozero
·3. November 2025
Nem Haaland, nem Mbappé: conheça o avançado que lidera a corrida pela Bota de Ouro

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·3. November 2025

Enquanto a generalidade dos adeptos tem assistido aos golos de Erling Haaland e de Kylian Mbappé, existe outro jogador que tem brilhado e está 'farto' de marcar.
Desconhecido para muitos, Darko Lemajic, avançado sérvio que joga no Rigas FS, decidiu virar a corrida à Bota de Ouro do avesso e tem-no feito em grande estilo.
Já sem hipótese de alcançar o título, conquistado pelo rival Rigas FC, o Rigas FS encontra-se na 2.ª posição da Virsliga, a uma jornada do fim do campeonato. No entanto, conta no seu plantel com um gigante de 1,96 metros que é atualmente o maior goleador da Europa: Darko Lemajic, de 32 anos, soma 29 golos nesta temporada no campeonato.
Ainda assim, é importar realçar que há um pequeno detalhe que estraga o sonho deste jogador sérvio. A Letónia encontra-se na 37ª posição do ranking UEFA, o que significa que cada golo de Darko Lemajic vale apenas um ponto na luta pela Bota de Ouro.
Por outro lado, Erling Haaland, do Manchester City, e Kylian Mbappé, do Real Madrid, somam dois pontos por cada tento que registem (tal como acontece em França, Itália e Alemanha). Sendo assim, ambos já marcaram 13 golos nos campeonatos que disputam, o que equivale a uma pontuação de 26 pontos, menos três do que Lemajic- e com muitos mais jogos pela frente.
Nesta corrida, e atualmente na segunda posição da tabela da Bota de Euro, encontra-se Ibrahim Diabaté, que atua no GAIS e é o melhor marcador da Liga Sueca, com 18 golos. Como a Suécia se encontra acima da 20ª posição do ranking da UEFA, cada tento multiplica-se por 1,5 pontos, pelo que o costa-marfinense soma 27 pontos nesta fase.
Por Portugal, Vangelis Pavlidis, avançado grego que aterrou na temporada passada no SL Benfica, leva oito golo nas dez jornadas disputadas até aqui. Cada tento vale 1,5 pontos, o que lhe dá 12 pontos- longe do top três da Bota de Ouro.
Na temporada passada, recorde-se, Viktor Gyökeres quase conquistou o troféu. O sueco marcou 39 golos (58,5 pontos), mais nove golos do que Mbappé (30 golos). No entanto, foi o francês quem conseguiu levar o troféu para casa, devido ao bónus de dois pontos por jogar na Liga Espanhola.
*com Francisco Matos









































