Noite de Haaland e Noruega foi histórica e bateu recordes | OneFootball

Noite de Haaland e Noruega foi histórica e bateu recordes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·9. September 2025

Noite de Haaland e Noruega foi histórica e bateu recordes

Artikelbild:Noite de Haaland e Noruega foi histórica e bateu recordes

Choveram golos em Oslo, com a Noruega a dar um passo de gigante rumo ao objetivo de marcar presença no Mundial 2026 e de forma estrondosa, depois de golear a Moldávia por impressionantes 11-1.

Estes números falam por si, mas foram históricos, não só para a seleção norueguesa, mas também para a sua figura maior, o avançado Erling Haaland, do Manchester City, que faturou cinco dos 11 golos.


OneFootball Videos


Comecemos pela Noruega. Esta foi a sua maior vitória de sempre em jogos oficiais, superando os 10-0 a São Marino, em 1992/93. Além disso, foi apenas a 4ª vez na história de um jogo de qualificação UEFA para o Mundial que uma seleção marcou 11 ou mais golos num só jogo, como nos mostra o nosso Playmaker Stats.

Olhando para o lado individual, apesar de o médio Thelo Aasgaard se ter destacado, ao rubricar um poker em 27 minutos, como suplente utilizado, ao entrar na 2ª parte, o seu compatriota Erling Haaland roubou os holofotes, uma vez que fez cinco dos golos da sua seleção.

Além de ter sido a 3ª vez que marcou cinco golos num só jogo na sua ainda jovem carreira, Haaland alcançou este feito de fazer essa manita num jogo de qualificação para o Mundial, algo que não se via na UEFA há 48 anos: em 1977, o austríaco Krankl marcou seis golos frente ao Chipre - ainda hoje é o recorde.

De resto, Haaland é apenas o oitavo jogador na história da qualificação da UEFA para Mundiais a marcar cinco golos num só jogo, o único norueguês na lista. Sucede a Isidro Lángara (Espanha x Portugal em 1934), Gyula Zsengellér (Hungria x Grécia em 1938), Erich Probst (Áustria x Portugal em 1953), Cisowski (França x Bélgica em 1956), Erich Hof (Áustria x Chipre em 1968), Wlodzimierz Lubanski (Polónia x Luxemburgo em 1969) e Hans Krankl (Áustria x Malta em 1977).

Impressum des Publishers ansehen