'Oportunidade de meter pressão no técnico foi desperdiçada', diz Birner sobre reservas do Flamengo | OneFootball

'Oportunidade de meter pressão no técnico foi desperdiçada', diz Birner sobre reservas do Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·2. Mai 2025

'Oportunidade de meter pressão no técnico foi desperdiçada', diz Birner sobre reservas do Flamengo

Artikelbild:'Oportunidade de meter pressão no técnico foi desperdiçada', diz Birner sobre reservas do Flamengo

O Flamengo abriu vantagem em confronto da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Botafogo-PB. Com um time alternativo, apesar da vitória, o 1 a 0 veio sem brilho coletivo ou individual.

De acordo com o comentarista da 'ESPN', Victor Birner, Filipe Luís tira uma lição sobre alguns jogadores após a partida, principalmente dos que atuam no lado de campo. Além disso, afirmou que os reservas tiveram a chance de construir uma goleada no Maranhão, colocar "pressão" sobre o técnico quanto a futuras escalações e fazer com que a torcida pedisse por eles. Porém, ninguém aproveitou tal oportunidade.


OneFootball Videos


"Se o Filipe avaliou que algum dos jogadores de lado de campo podem brigar com quem tem jogado nos principais momentos da equipe, é isso que ele pode tirar do jogo de hoje. Eu acho que os jogadores que entraram em campo, tinham oportunidade de fazer uma goleada, de meter pressão em cima do técnico, de fazer a torcida pedir mais por eles. E ninguém que entrou em campo fez isso", disparou Birner.

Time rodou bem a bola, mas só criou pelas pontas, diz Birner

É natural que quando se muda tantas peças dentro de campo, um time mude sua forma de encarar ou se portar num jogo. No caso do Flamengo contra o Botafogo-PB, não foi diferente, segundo análise de Victor Birner.

De acordo com o jornalista, diferente do conjunto principal, que quanto atua, produz jogadas ofensivas por dentro e por fora, apresentando triangulações e aproximação, com os reservas, o Rubro-Negro se limitou a ações ofensivas nas beiradas e na linha de fundo, apostando principalmente em cruzamentos.

"Eu acho que tem uma grande diferença, o jogo do Flamengo, quando o Filipe usa os principais jogadores, os que atuam mais vezes, inclusive alguns reservas que não atuaram, que poderiam jogar. É um jogo que tem associação por dentro e muitas jogadas por fora. Com o time que ele formou contra o Botafogo-PB, o time só tinha jogadas por fora", avaliou.

Segundo dados do 'Sofascore', contra o Botafogo-PB, ao todo foram 39 cruzamentos, com 12 certos. Para efeito de comparação, o adversário tentou sete, acertando um.

Birner analisou isso trazendo em como muitas vezes o Fla rodava a bola de um lado para o outro, até achar uma brecha nas beiradas para tentar esse cruzamento, que pareciam que o time "não queria nada", levantando a bola na área somente por levantar.

"Então o Flamengo ficava rodando a bola. Rodava a bola, ia para um lado, tenta a jogada, conseguia chegar linha de fundo, jogada individual, bola vinha para a área, por baixo, não cruzamento, eram aqueles cruzamentos que o time não queria nada, vem de trás... Então, chegaram várias na linha de fundo, a bola vem por trás, no chão e o Flamengo perdeu os gols", explicou Birner.

Reserva que quer espaço tem que mostrar fome, e isso não aconteceu

Assim como avaliou Birner, a torcida, principalmente que esteve presente no Estádio Castelão, esperava mais "sangue nos olhos" dos jogadores, essencialmente dos reservas, que em meio a um elenco com tantas opções de qualidade, precisam mostrar serviço para se sobressair.

Dos com desempenho mais questionáveis quanto a postura dentro de campo, Evertton Araujo, Luiz Araújo e Michael despontaram negativamente. Enquanto no sistema defensivo, mais uma vez Varela conseguiu desempenhar bem, junto de João Victor, conseguindo mostrar para Filipe Luís como podem ser úteis.

O Fla deixa o Maranhão com a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil bem encaminhada, mas decepcionando principalmente olhando para o aspecto competitivo dos reservas, até porque quem quer ser titular no Flamengo precisa muito mais do que vencer: precisa convencer

O jogo de volta entre Flamengo e Botafogo-PB, dada as circunstâncias do confronto e um calendário cruel, deve novamente contar com Filipe Luís escalando um time alternativo.

O confronto acontece no dia 21, uma quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

Impressum des Publishers ansehen