Gazeta Esportiva.com
·1. Januar 2026
Palmeiras chega em finais, mas decepciona em ano de grandes investimentos; veja retrospectiva

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·1. Januar 2026

O torcedor do Palmeiras não irá se lembrar com carinho da temporada 2025. No ano de maior investimento da história do clube, o Verdão não conseguiu conquistar nenhum título e, de quebra, ainda foi o vice em três competições: Campeonato Paulista, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro.
A diretoria de Leila Pereira investiu cerca de R$ 700 milhões em contratações, visando grandes troféus em 2025. A principal chegada ocorreu no fim do mês de fevereiro, quando o Palmeiras anunciou o atacante Vitor Roque, comprado por 25,5 milhões de euros (cerca de R$ 154 milhões). É a maior contratação da história do clube.
Com um elenco reforçado para as cinco competições do ano, o Palmeiras começou a temporada como um dos grandes postulantes a títulos. Porém, no campo nenhum deles foram conquistados, e o clube ainda sofreu com direito a duas eliminações para o arquirrival Corinthians.

Foto: Sipa USA / Alamy Stock Photo
No Campeonato Paulista, o Palmeiras se classificou ao mata-mata apenas na última rodada da fase de grupos. Apesar de ter feito uma boa campanha até o 12º jogo, o Verdão estava na chave de São Bernardo e Ponte Preta, que alcançaram pontuações muito além do esperado.
No fim, com um triunfo de 3 a 2 em cima do Mirassol, o Palmeiras se classificou como o segundo colocado do Grupo D, com 23 pontos, a mesma pontuação do líder São Bernardo. A Ponte, por sua vez, ficou com 22 e terminou fora das quartas de final.

Foto: Cesar Greco / Palmeiras
No mata-mata, o Palmeiras eliminou o São Bernardo com facilidade, após um 3 a 0 no Estádio Primeiro de Maio, no ABC Paulista. Na semifinal, o Verdão de Abel Ferreira tinha a missão de eliminar o São Paulo dentro do Allianz Parque.
Com um pênalti polêmico marcado em cima de Vitor Roque, o Palmeiras venceu por 1 a 0, após Raphael Veiga concluir com sucesso a cobrança da penalidade.
Na grande decisão, o Palmeiras enfrentou o arquirrival Corinthians, com a possibilidade de conquistar o tetracampeonato estadual na casa alvinegra. Porém, na partida de ida no Allianz Parque, tudo se complicou: vitória do Timão por 1 a 0, com gol de Yuri Alberto.
No dia 27 de março, o Palmeiras foi à Neo Química Arena precisando de uma vitória simples para levar a decisão, no mínimo, aos pênaltis. Aos 29 minutos do segundo tempo, tudo poderia mudar com um novo pênalti a favor do Palmeiras. Porém, diferentemente do que aconteceu na semifinal, Raphael Veiga parou em uma bela defesa do goleiro Hugo Souza, que garantiu o 31º título paulista do Corinthians, e o primeiro vice do Verdão em 2025.

Foto: Diego Soares / Ag.Paulistão
Após um bom início na Copa Libertadores e no Brasileirão, o Palmeiras voltou todas suas atenções à Copa do Mundo de Clubes. Na competição, o Verdão caiu no Grupo A, com Porto, Al Ahly-EGI e Inter Miami.
Na estreia, empate sem grandes emoções contra o Porto, que até então, era considerado o time mais difícil do grupo. Depois, uma grande vitória contra o Al Ahly por 2 a 0. Por fim, um empate em 2 a 2 com o Inter Miami de Lionel Messi, placar suficiente para garantir ao Alviverde o primeiro lugar do grupo.
Nas oitavas, um confronto brasileiro contra o Botafogo, equipes que haviam decidido até o fim as últimas duas edições do Brasileirão. Com um gol de Paulinho, o Palmeiras venceu por 1 a 0 e avançou às quartas, onde enfrentou o Chelsea, algoz do último Mundial disputado pelo time de Abel Ferreira, em 2021.
Novamente diante dos ingleses, o conto de fadas do Palmeiras no “Super Mundial” terminou. Em sua despedida do clube, Estêvão até marcou um golaço, mas não foi o suficiente para parar o Chelsea, que venceu por 2 a 1 com brilho de Cole Palmer.

(Foto: Franck Fife/AFP)
A Copa do Brasil foi de suma importância no ano do Palmeiras após o Mundial. No sorteio realizado pela CBF, o Verdão pegaria o arquirrival Corinthians nas oitavas de final, uma chance de redenção alviverde após a final do Paulistão.
Porém, não era o ano do Palmeiras no Derby Paulista. No jogo de ida, vitória do Corinthians por 1 a 0 na Neo Química Arena, com gol de Memphis Depay, que até então não havia marcado em clássicos.
Na volta, grande expectativa dos palestrinos no Allianz Parque, mas o cenário mudou aos 15 minutos de jogo, quando Aníbal Moreno desferiu uma cabeçada contra José Martínez e recebeu o vermelho direto.
A expulsão condicionou o restante do clássico, terminado em 2 a 0 para o Corinthians em pleno Allianz. Ao fim da partida, grande parte da torcida palmeirense xingou fortemente o técnico Abel Ferreira, marcando a maior crise do técnico português no clube em seus cinco anos no Brasil. Em 2025, de sete jogos, o Alviverde venceu apenas um Derby contra o Timão.

(Foto: Cesar Greco / Palmeiras)
A eliminação trouxe muitas lições ao Palmeiras. Precisando mudar o esquema de jogo e dar uma resposta à torcida, Abel Ferreira testou Vitor Roque e Flaco López juntos no ataque alviverde. A alteração mudou completamente a equipe.
A dupla “Flaco Roque” jogou pela primeira vez como titulares no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, contra o Universitario-PER. Com dois gols de Flaco e um de Vitor Roque, o Palmeiras goleou os peruanos fora de casa por 4 a 0, um excelente resultado para o teste da dupla.
Assim, Flaco e Vitor se potencializaram dentro de campo. No Brasileirão, o Palmeiras conseguiu grandes vitórias e chegou até assumir a liderança da competição. Na Libertadores, com este esquema novo de Abel, além de eliminar o Universitario nas oitavas, despachou o River Plate-ARG com duas vitórias contundentes nas quartas de final.

(Foto: Nelson Almeida/AFP)
Mas, o sucesso da dupla de ataque não foi o suficiente para garantir um título ao Palmeiras em 2025. Na Libertadores, o Palmeiras sofreu para eliminar a LDU nas semifinais, mas chegou à decisão da competição continental, onde seria vice para o Flamengo.
Após sofrer uma enorme derrota no Equador por 3 a 0, o Palmeiras conseguiu uma remontada mágica de 4 a 0 no Allianz Parque, em um dos jogos mais marcantes do estádio e da passagem de Abel Ferreira pelo clube.
Entretanto, na decisão, o Palmeiras perdeu para o Flamengo de Filipe Luís por 1 a 0. O técnico Abel Ferreira voltou a ser muito criticado pela atuação apagada da equipe, que não deu um chute ao gol sequer durante todo os 90 minutos.

(Foto: Ernesto Benavides/AFP)
O que restou foi a reta final do Campeonato Brasileiro. Após a arrancada que deu a liderança ao time alviverde, o Palmeiras caiu de produção, ficou cinco jogos sem vencer no torneio (2 de 15 pontos possíveis) e perdeu o primeiro lugar para o Flamengo.
O Mengão confirmou seu posto de algoz do Palmeiras, conquistou o Brasileirão e deixou o time de Abel com mais um vice no ano.
Mesmo com sua primeira temporada sem títulos pelo Palmeiras, Abel Ferreira teve seu contrato renovado até 2027.
Leila Pereira e sua gestão prepara novos reforços para recolocar o Palmeiras no caminho das glórias. O volante Marlon Freitas, do Botafogo, tem negociações avançadas com o clube e deve ser a primeira chegada para a temporada que vem.
Depois de muito sonhar no começo da temporada com cinco competições a disputar, o Palmeiras decepcionou e ficou sem títulos. Após cinco anos no Brasil, Abel Ferreira vive seu ano de maior instabilidade, e terá um grande desafio para reconquistar a confiança do torcedor palmeirense.









































