Gazeta Esportiva.com
·14. Februar 2026
Palmeiras vê “insegurança” da arbitragem para marcar pênaltis e acende alerta

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·14. Februar 2026

Por Lucas Passoli
Abel Ferreira externou a insatisfação do Palmeiras com a atuação da arbitragem em relação aos pênaltis que não têm sido marcados a favor na última quinta-feira após a vitória por 3 a 1 sobre o Internacional, pelo Brasileirão. O treinador citou um lance que ocorreu no jogo, mas não é só ele que foi “guardado” pelo clube.
Internamente, o Palmeiras está preocupado com a arbitragem em relação aos pênaltis, que não têm sido marcados, segundo o clube, desde a virada por 3 a 2 sobre o São Paulo, em que teve um lance não marcado a favor do Tricolor. A fala do treinador, inclusive, foi feita com aval da diretoria palmeirense.
O clube mantém contato constante com as entidades responsáveis pelas competições para alegar a insatisfação.
Na avaliação do Palmeiras, depois daquele clássico, criou-se a narrativa de que o clube era favorecido pela arbitragem por parte de rivais, influenciadores e parte da imprensa. Após isso, o Palmeiras vê a arbitragem insegura em marcar pênalti a favor do Verdão e alega que pelo menos seis infrações dessas não foram apitadas.
Os pênaltis questionados pelo Verdão são contra Flamengo (empurrão do Jorginho em Gómez) e Santos (em cima de Mauricio), em 2025, e contra Novorizontino (Allan puxado), Botafogo-SP (Allan derrubado), Vitória (toque no braço em tentativa de chapéu do Flaco) e Internacional (toque por trás na perna de Vitor Roque)
Antes do polêmico Choque-Rei, o Palmeiras havia disputado 59 jogos em 2025 e teve 14 pênaltis marcados a seu favor e cinco contra. Depois, aconteceram 24 jogos, sem nenhum pênalti marcado a favor e com cinco marcados contra Red Bull Bragantino, Flamengo, LDU, Grêmio (2) e Corinthians.
“Desde o jogo contra o São Paulo, no ano passado, vão 23 jogos e parece que tem um decreto que não se pode marcar um pênalti a favor do Palmeiras. Não consigo entender isso. Depois daquela gritaria toda desse jogo, o único pênalti que tivemos foi contra a LDU, em casa. Já tivemos, neste ano, mesmo no Paulista, situações de pênalti claro. Temos que ser mais exigentes uns com os outros. A arbitragem é muito exigente comigo e está certa, mas exijo também. O Palmeiras e os clubes também exigem que se marquem os pênaltis quando é para marcar”, disse Abel









































