
Palmeiras Online
·6. Oktober 2025
Palmeiras: Vitor Roque pode ser punido por post polêmico sobre o Choque-Rei?

In partnership with
Yahoo sportsPalmeiras Online
·6. Oktober 2025
O atacante Vitor Roque gerou polêmica com uma publicação nas redes sociais após a vitória épica do Palmeiras, de virada, sobre o São Paulo, por 3 a 2, nesse domingo (5 de outubro), no Choque-Rei da 27ª rodada do Brasileirão Série A. Apelidado de Tigrinho, o jogador postou uma imagem considerada homofóbica e a apagou logo em seguida.
A imagem mostrava um tigre com um veado na boca, em referência ao fato de o jogador ser chamado de Tigrinho e ao apelido de “Bambi” que os torcedores rivais fazem ao São Paulo. Mas essa publicação pode render ao atacante palmeirense uma punição esportiva?
O artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) indica punição para quem “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
Para o comentarista da Rádio Itatiaia Alexandre Simões, a punição a Vitor Roque não apenas é possível, como também é uma obrigação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nesse sentido, o jornalista faz uma relação entre o post do Tigrinho e a disputa entre Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e o ex-atacante alviverde Dudu, atualmente no Atlético-MG.
“A Procuradoria do STJD tem a obrigação moral de denunciar o atacante Vitor Roque (…) A denúncia contra Vitor Roque e a suspensão do atacante, e por um bom número de jogos, tem precedente. Em 2 de junho deste ano, a Procuradoria do STJD apresentou uma denúncia contra o atacante Dudu, numa ação em favor de Leila Pereira. No processo da sua saída do clube paulista para voltar ao Cruzeiro, onde não está mais, o jogador fez uma postagem nas suas redes sociais com os seguintes dizeres: ‘Minha história foi gigante e sincera, diferentemente da sua, Sra. Leila Pereira. Me esquece (sic), VTNC’. A Procuradoria do STJD denunciou Dudu com base no artigo 243-G do CBJD”, afirmou o jornalista em coluna publicada nesta segunda-feira (6 de outubro).
“Quem levou as redes sociais para o tribunal foi a própria Procuradoria do STJD. Agora ela tem a obrigação de manter a postura. Dudu, já jogador do Atlético, foi suspenso por seis partidas por causa da postagem contra Leila Pereira. E teve que cumprir a meia dúzia de jogos na Série A do Campeonato Brasileiro. A situação agora é idêntica. Vitor Roque cometeu homofobia na sua postagem. Não há outra saída. Dois pesos e duas medidas não podem fazer parte de um tribunal”, conclui Alexandre Simões.