Portal dos Dragões
·18. Juli 2025
Paulo Araújo chega do Barcelona e é o novo diretor de scouting do FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·18. Juli 2025
O FC Porto preencheu a vaga de diretor do departamento de scouting com o regresso de José Maria Maia ao grupo City. André Villas-Boas nomeou Paulo Araújo, que anteriormente liderou o recrutamento no Barcelona, para o cargo. Araújo sucede a Nélson Oliveira, que desempenhou a função de forma interina nos últimos meses, mas que continuará a integrar a estrutura como ‘Head of Recruitment’ para todas as equipas profissionais.
Após anunciar a sua saída do clube catalão há duas semanas, Paulo Araújo aceitou o desafio de André Villas-Boas, que considera o cargo de grande relevância. Araújo, que nos últimos três anos trabalhou ao lado de Deco, diretor desportivo dos culés, traz consigo uma vasta experiência.
O FC Porto superou a concorrência de vários clubes da Premier League para garantir os serviços de Araújo. Esta é mais uma significativa mudança promovida por André Villas-Boas na estrutura do futebol profissional, que também resultou na saída de Martín Anselmi após o Mundial de Clubes, na saída de Andoni Zubizarreta do cargo de diretor desportivo, na promoção de Tiago Madureira a vice-presidente das operações desportivas, e na atribuição de mais poderes a Jorge Costa.
Paulo Araújo iniciará funções no Olival na próxima semana, num momento em que o FC Porto está bastante ativo no mercado de transferências. Após as aquisições de Gabri Veiga, João Costa, Prpic e Borja Sainz, o clube está em busca de mais um defesa-central, um médio, um extremo e um avançado, além de um possível lateral-esquerdo.
O novo diretor de scouting do FC Porto prepara-se para implementar uma alteração significativa na sua abordagem ao mercado, de forma semelhante ao que fez ao integrar o Barcelona. Araújo estará atento não apenas às equipas profissionais, mas também a potenciais alvos para as formações, em diversas partes do mundo.