Pela primeira vez na história, Atlético chega à final do Campeonato Brasileiro sub-17 | OneFootball

Pela primeira vez na história, Atlético chega à final do Campeonato Brasileiro sub-17 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fala Galo

Fala Galo

·8. Oktober 2025

Pela primeira vez na história, Atlético chega à final do Campeonato Brasileiro sub-17

Artikelbild:Pela primeira vez na história, Atlético chega à final do Campeonato Brasileiro sub-17

Pela primeira vez em sua história, o Atlético está na final do Campeonato Brasileiro sub-17. O Galinho enfrentou o Athletico, fora de casa, pelo jogo único das semifinais. Venceu por 3 a 2, gols de Índio, Samuel e Riquelme.

A noite foi quente no gramado da Ligga Arena. Galo e xará fizeram um enfrentamento franco já desde os primeiros minutos. Os times buscavam o ataque a todo o tempo, e alternavam momentos de domínio. O Athletico chegou a ser superior em uma parte do primeiro tempo, mas o Atlético demonstrava grande capacidade de recomposição defensiva. Na melhor chegada do time da casa, Kaio fez uma defesa de puro reflexo, no canto direito.


OneFootball Videos


O primeiro gol Alvinegro saiu aos 34 minutos, em cobrança de escanteio. O meia-atacante Gutte deu belo lançamento para o meio da área, e o volante Índio acertou um lindo cabeceio, tirando a força da bola e acertando o ângulo do goleiro adversário. O gol abalou o xará paranaense, e o Atlético passou a dominar as ações. Foi assim que, aos 44 minutos, saiu o segundo gol. Pascini, lateral-esquerdo, avançou com espaço, viu a passagem do lateral-direito Samuel, e deu passe em diagonal na entrada da área. Samuel pegou de primeira, com muita força, e acertou o ângulo. Golaço!

Com dois gols de vantagem, o time do técnico Henrique Teixeira prezou pela inteligência para sair de campo com a classificação. O Athletico veio com tudo para cima, mas a defesa Alvinegra demonstrou frieza e qualidade nas rebatidas e interceptações. Mais acionado, o goleiro Kaio fez intervenções importantes. O tempo passou, e a classificação parecia questão de tempo. Só que, se não é sofrido, não é galo. O Athletico diminuiu aos 36, após rebote em chute de fora da área que foi na trave, e empatou aos 42, em gol de cabeça após cruzamento da esquerda.

A vantagem tinha mudado de lado, e o momento apontava até mesmo uma virada do time paranaense. Só que o Galinho, que tem técnica, também demonstrou maturidade. O time colocou a bola no chão, tentou jogar, e foi premiado com o gol da classificação. Jonatas recebeu bola rasteira na área, bateu cruzado, o goleiro defendeu, mas Riquelme aproveitou o rebote na pequena área. Durante a comemoração, Kauã Pascini acabou expulso. Gol do Galo, e vaga confirmada à base de suor e muita emoção.

Primeira final nacional

O time sub-17 do Atlético não havia chegado a uma final de Campeonato Brasileiro. O melhor resultado havia sido um terceiro lugar, em 2012 (à época, o Brasileiro era organizado pela Federação Gaúcha de Futebol). Num panorama geral, o Galinho não disputava uma final nacional desde 2014, ano em que foi campeão da Copa do Brasil, diante do Grêmio.

Diferente do restante do mata-mata, a final será disputada em dois jogos. O Galo vai mandar a ida, e existe a possibilidade do jogo ser disputado na Arena MRV. O rival da decisão será conhecido no fim da noite desta terça (7): ou Grêmio, ou Palmeiras.

Escalação do Galinho contra o Athletico-PR

Kaio Assis, Samuel, Xavier, Vitão e Pascini; Luis Peu, Índio e Gutte; Mosquito, Riquelme e Cauan Soares. Técnico: Henrique Teixeira

Impressum des Publishers ansehen