Esporte News Mundo
·24. Dezember 2025
Presidente do Flamengo critica modelos de SAF em evento e ironiza Atlético-MG

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·24. Dezember 2025

Em reunião no salão nobre da Gávea, o presidente do Flamengo anunciou que o clube carioca faturou mais de R$ 2 bilhões em 2025. Com esse poder de investimento, o rubro-negro acredita que tem condições de brigar por tudo ano que vem.
No evento, um dos assuntos discutidos por Luiz Eduardo Baptista foi a SAF, projeto destinado a clubes como Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Atlético-MG e Bahia. Ele especificou que o modelo presente no Galo não agrada.
“Acredito que em 2029 o único que não seja uma SAF seja o Flamengo. Vejo muitos dirigentes tocando o clube de maneira leniente, para piorar o resultado e dizer: “Olha para o Flamengo, como vou competir com esses filhos da p…? Só se virar SAF. Tenho um investidor, e para deleite de vocês estou aqui para ser o CEO da SAF”. Isso está acontecendo em vários clubes do Brasil. Olha o Atlético-MG: assume o clube como mecenas, endivida o clube e ele é a garantia. Chega uma hora e diz: “Quero receber. Ah, não tem dinheiro? Me paga com ações. Pronto, virei dono do clube”. Hoje há aventureiros vindo para cá. E se vier um fundo soberano da Arábia Saudita? Será que o Flamengo está preparado para concorrer com quem tem bilhões para investir? isso é para pensar, o dinheiro hoje não tem origem, não tem pátria. A gente tem que tomar cuidado com aventureiros e falso messias”, questionou Bap.

(Foto: Adriano Fontes/Flamengo)
O Atlético-MG virou SAF em 1º de novembro de 2023, quando a empresa Galo Holding adquiriu 75% das ações. Os principais acionistas são Rubens e Rafael Menin. Quem ocupa o cargo de CEO atualmente é Pedro Daniel, que assumiu em dezembro.
Apesar de adotar a SAF, o Atlético-MG convive com problemas financeiros e é o segundo clube que mais deve no Brasil. Em 2025, jogadores como Scarpa, Arana e Igor Gomes chegaram a cobrar o Galo por atrasos em pagamentos.
O fato é que alguns clubes não se reestruturam da forma devida, trazendo ‘conforto’ para o Flamengo, que domina o futebol brasileiro ao lado do Palmeiras há pelo menos seis anos.









































