Presidente do Tottenham renuncia o cargo após quase três décadas | OneFootball

Presidente do Tottenham renuncia o cargo após quase três décadas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·4. September 2025

Presidente do Tottenham renuncia o cargo após quase três décadas

Artikelbild:Presidente do Tottenham renuncia o cargo após quase três décadas

— Continua depois da publicidade —

Fim de uma era no Tottenham. Daniel Levy renunciou à presidência do club nesta quinta-feira (4),depois de 24 anos no cargo. O inglês foi um dos principais responsáveis pelo crescimento dos clubes nas últimas décadas e se disse orgulhoso pelo seu trabalho ao longo das últimas décadas.


OneFootball Videos


”Tenho muito orgulho do trabalho que realizei em conjunto com a equipe executiva e todos os nossos funcionários. Transformamos este clube em um peso-pesado global, competindo no mais alto nível. Mais do que isso, construímos uma comunidade. Tive a sorte de trabalhar com algumas das melhores pessoas desse esporte, desde a equipe da Lilywhite House e da Hotspur Way até todos os jogadores e técnicos ao longo dos anos”, disse o executivo por meio de um comunicado.

Levy havia assumido um cargo na direção dos Spurs inicialmente em 2000,, após ajudar a comprar o clube do empresário Alan Sugar. Um ano depois, ele assumiu inteiramente a administração do clube e passou a comandar o dia a dia da organização do clube.

Com o passar do tempo, o executivo foi ajudando a ENIC, empresa que comanda o clube,, a comprar mais ações da equipe até os 86,58%, tornando-se acionista majoritária da equipe desde então. Ele era o executivo que estava há mais tempo no cargo, entre todos os outros da Premier League até então.

Em seu período no cargo, Daniel Levy teve participação fundamental na reconstrução do Tottenham nos últimos anos. O tradicional clube inglês estava no meio da tabela quando ele assumiu o cargo inicialmente, mas, ao longo dos anos,, o inglês fez os Spurs melhorarem sua estrutura com a construção de um novo estádio e um centro de treinamento moderno. Além de ter reformulado as categorias de base do clube.

Artikelbild:Presidente do Tottenham renuncia o cargo após quase três décadas

Daniel Levy comemorando a conquista da Liga Europa ao lado de Ange Postecoglou (Foto: Ryan Pierse/Getty Images)

Apesar disso, ele se transformou em personagem controverso com a torcida. Isso se deu pela falta de investimentos em momentos importantes e decisões controversas, caso de falta de algumas contratações durante a era Mauricio Pochettino e a decisão de demitir José Mourinho há poucos dias antes da final da Copa da Liga Inglesa contra o Manchester City, em 2021. No entanto, ele deixa o cargo em alta após os Lilywhites terem quebrado o jejum de 17 anos com a conquista da última Liga Europa.

Personagem controverso

Por conta disso, a torcida realizou uma série de protestos pedindo a saída do executivo do clube nos últimos meses. Além disso, os cantos pedindo sua saída foram frequentes nos últimos meses durante os jogos da equipe.

Artikelbild:Presidente do Tottenham renuncia o cargo após quase três décadas

Torcida do Tottenham protestando contra a direção do clube (Foto: Michael Regan/Getty Images)

A saída de Levy acontece em momento em que a direção do clube passa por uma série de mudanças. Antes disso, Donna Cullen, seu braço direito nos últimos anos, havia deixado o seu cargo na direção durante o verão.

Apesar de ter renunciado ao cargo de presidente dos Spurs, Daniel Levy continua vinculado ao Tottenham. Isso só dá a ele continuar sendo o acionista minoritário do clube, tendo 29,4% das ações do clube.

Por conta da mudança, o executivo Peter Carrington assume o cargo recém-criado de presidente não executivo do clube. Por outro lado, Vinai Venkatesham,, que chegou durante o verão,, será o CEO e tocará o dia a dia da equipe.

Impressum des Publishers ansehen