Chelsea Fans Brasil
·12. September 2025
Retorno de Cole Palmer, lesão de Liam Delap, acusações de violações pela FA: Todas as palavras de Enzo Maresca antes da partida contra o Brentford pela Premier League

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·12. September 2025
Enzo Maresca conversou com a imprensa nesta sexta-feira (12/09) antes da partida dos Blues contra o Brentford no Gtach Community Stadium neste sábado.
Buscando se manter entre os primeiros colocados na Premier League, o Chelsea tem seu quarto derby londrino consecutivo na competição.
Na coletiva, Maresca falou sobre a lesão de Cole Palmer, revelando detalhes sobre seu possível envolvimento na partida.
“Cole (Palmer) participou da sessão ontem pela primeira vez, não da sessão inteira. Hoje à tarde temos mais uma sessão, vamos tentar com ele, se ele estiver bem, caso contrário, ele estará fora amanhã novamente.” “Não, não, foi uma lesão, ele está se recuperando da lesão, então não estamos controlando-o, é apenas a recuperação da lesão. Com certeza, no momento em que ele estiver disponível, provavelmente também precisamos pensar em gerenciá-lo por causa da quantidade de jogos.”
Liam Delap sofreu uma lesão na partida contra o Fulham ainda no primeiro tempo, deixando o gramado de imediato.
Enzo Maresca revelou detalhes sobre o tempo de recuperação do jogador, que ficará um longo período ausente.
“Não, Liam, eu acho, estará fora por cerca de 10-12 semanas, então um longo caminho a percorrer.”
Reece James atuou em duas partidas pela seleção inglesa, porém tem tido seu tempo em campo gerenciado pelo clube.
Enzo Maresca comentou sobre o gerenciamento de minutos do capitão da equipe, bem como de outros jogadores do elenco.
“No momento em que qualquer jogador se junta à seleção, é livre para jogar os minutos que o técnico acha que ele tem que jogar, então não está em minhas mãos. Quando Reece (James) está aqui, tentamos gerenciá-lo o máximo que podemos.” “Desde que entrei no clube, estou fazendo isso com ele, com Romeo (Lavia), com Wes (Fofana), com aqueles que no passado tiveram problemas, mas acho que agora Reece está mostrando que está em boa forma para jogar dois, três jogos em uma semana.” “Sim, ele (Reece James) está apto (para jogar o fim de semana).”
Levi Colwill será desfalque por um longo período após sofrer uma lesão na pré-temporada, no entanto foi inscrito pelo clube na UEFA Champions League.
Questionado, Enzo Maresca revelou o motivo da inscrição do jogador na competição.
“Depende de onde chegarmos na Liga dos Campeões. A lesão de Levi (Colwill) é uma lesão do LCA, então não é de um mês ou dois meses, é seis, sete, oito meses. Portanto, não sabemos, mas com certeza ele estará de volta, mas no momento não é algo com que estejamos preocupados.”
Após uma longa novela, Nicolas Jackson foi emprestado para o Bayern Munich pelo restante da temporada.
Quando perguntado se seria de seu interesse manter o atacante em seu elenco, Maresca não entrou em muitos detalhes.
“Nico (Jackson), para mim é muito fácil em termos de, neste momento, ele é um jogador do Bayern de Munique. Enviei uma mensagem, lhe desejando tudo de bom. Nico, até o dia em que esteve aqui, ele foi muito bom, estava trabalhando bem. Então, lhe desejo tudo de bom, e essa é a única coisa que posso dizer.”
Contratado do Manchester United nos últimos dias de janela de transferências, Alejandro Garnacho treinou no clube durante a pausa internacional de seleções.
Enzo Maresca falou sobre a possível estreia do argentino na equipe contra o Brentford.
“Ele (Alejandro Garnacho) está trabalhando bem. Com certeza ele precisa trabalhar porque ele chegou aqui provavelmente não 100% apto. Então ele precisa trabalhar, ele está trabalhando bem e veremos. Mas espero que em breve possamos dar a ele minutos.”
O Brentford se tornou um adversário indigesto para muitas equipes nas últimas temporadas, proporcionando partidas realmente difíceis para o Top 4 da Premier League.
Enzo Maresca admitiu esperar uma partida difícil contra o Brentford fora de casa neste sábado, relembrando os recentes confrontos da última temporada.
“Acho que é sempre um jogo difícil. Foi no ano passado, como você disse, em ambos os jogos. Mas a Premier League é a melhor liga do mundo, provavelmente por isso, porque contra qualquer clube é sempre difícil. Jogamos três jogos, o Palace está indo muito bem, Fulham, West Ham, é sempre difícil, então, amanhã espero exatamente o mesmo.”
O Chelsea conta com o segundo melhor ataque da Premier League e a melhor defesa com apenas um gol sofrido nas três primeiras rodadas.
Enzo Maresca no entanto apontou onde acredita que sua equipe pode melhorar para o andamento da temporada.
“Provavelmente em termos de jogadores, acho que sempre há coisas que podemos melhorar. E melhorando os jogadores, na maioria das vezes você melhora o time. E então, provavelmente, para a equipe, começamos a adicionar mais soluções em termos de estrutura, em termos de dinâmica. E acho que ainda podemos adicionar soluções sobre isso.”
Marc Cucurella foi um dos destaques do Chelsea na última temporada, se tornando um jogador importante para o elenco de Enzo Maresca.
O treinador falou sobre a melhora de desempenho do jogador e citou nomes como Enzo Fernandez e Moises Caicedo no mesmo processo.
“No final é sempre sobre jogadores, sem dúvida. Mas acho que já dissemos muitas vezes com Cucu (Cucurella), com Enzo (Fernandez), com Moi (Caicedo), acho que até Levi (Colwill), quando entrei no clube, a situação em torno desses jogadores era um pouco diferente em comparação com hoje.” “E no final é porque a maneira como eles querem melhorar, a maneira como eles querem aprender. Nós apenas damos a eles ferramentas e então são eles que jogam os jogos.”
Assim como nas três primeiras rodadas, o Chelsea jogará em Londres, fazendo quatro derbies londrinos nas primeiras rodadas.
Enzo Maresca foi questionado sobre como atuar na capital inglesa poderia ter ajudado sua equipe nas primeiras rodadas, revelando que não há grande diferença.
“Para ser honesto, a última vez que jogamos, eu acho, contra o West Ham fora foi a duas horas e meia de ônibus. Acho que não, para ser honesto, no final, eu não acho. São todos derbies, mas não acho que isso faça grande diferença.”
Assim como citado anteriormente, Enzo Maresca falou sobre a melhora de desempenho de Enzo Fernandez na última temporada, citando números do jogador pela equipe.
“Em primeiro lugar, quando você chega aqui de outro país, é sempre difícil porque você acha que é completamente diferente do resto da liga. Além disso, acho que Enzo (Fernandez) é um grande jogador.” “Ele lutou conosco no início da temporada passada para entender um pouco o que queremos dele. Então, no momento em que ele percebeu e entendeu a situação, acho que ele é um jogador muito, muito melhor. Eu vejo Enzo mais como um meio-campista ofensivo. Os números também mostram isso em termos de gols e assistências. Espero que ele possa continuar da mesma maneira.”
Desde fevereiro o Chelsea tem um dos sistemas defensivos mais sólidos da Premier League, sendo numericamente o de melhor desempenho.
Enzo Maresca falou sobre a melhora no desempenho defensivo da equipe, citando seus jogadores de defesa e até jogadores que atuam ofensivamente.
“Eu sempre digo o mesmo aos jogadores desde o primeiro dia. Atacamos bem, criamos chances, podemos ser perigosos se construirmos da maneira certa com os zagueiros, defendemos bem se pressionarmos bem com o atacante. Não se trata de como defendemos, como atacamos. Para mim, é sobre toda a equipe.” “Você pode criar chances, construindo da maneira certa com Levi (Colwill), com Tosin (Adarabioyo), com Trev (Chalobah), com Wes (Fofana), com aqueles que constroem nosso estilo. Podemos defender melhor se antes Nicolas (Jackson), ou Liam (Delap) agora, ou João (Pedro) agora, ou Cole (Palmer), ou Pedro (Neto), esses caras, eles pressionam da maneira certa. É sobre toda a equipe e estamos felizes com a forma como estamos defendendo. Estamos felizes na forma como estamos atacando, sabendo que, como dissemos antes, é sempre tentar evoluir, sempre tentar melhorar.”
Com o fechamento da janela de transferências, os elencos permanecerão inalterados para novas chegadas até janeiro.
Enzo Maresca falou sobre os seus desejos para reforçar a equipe na última janela, admitindo estar satisfeito com seu elenco.
“Acho que temos um bom elenco. Na minha coletiva de imprensa com o Chelsea há um ano, eu disse que estava apaixonado pelo elenco e essa foi a razão pela qual decidi me juntar a este clube, porque o elenco já era muito bom. Desde então, tentamos fazer algumas mudanças e, no geral, acho que o elenco é bom.”
Com a lesão de Liam Delap e a saída de Nicolas Jackson, as opções de ataque de Maresca foram reduzidas, mesmo com o retorno de Marc Guiu de seu curto empréstimo no Sunderland.
Maresca falou sobre suas opções para o ataque da equipe, citando a possibilidade de utilizar outros jogadores na posição.
“Temos a lesão (de Liam Delap), com certeza, agora neste momento, no nº 9. O único é [Marc] Guiu e João (Pedro) também pode jogar lá. Contra o Fulham, usamos Tyrique (George) como número 9, então também podemos pensar nele.”
O Chelsea reportou irregularidades cometidas pelo clube na gestão de Roman Abramovich, sendo acusado pela FA de 74 violações de regras financeiras.
Questionado sobre o assunto, Enzo Maresca não quis entrar em muitos detalhes.
“Sei pelo clube que eles estão satisfeitos com a situação, com o processo. Pessoalmente, não tenho nada a acrescentar. Em primeiro lugar, porque não tenho ideia, para ser honesto. Então, se eu disser algo, provavelmente posso estar certo ou errado, mas não tenho ideia. Eu apenas me concentro, como sempre disse, no lado do campo. Algo que eu posso controlar, o resto não está em minhas mãos.” “Eu não acho pessoalmente (que isso afete os jogadores). Não acho que os jogadores estejam muito preocupados com a situação para ser honesto.
Os jogadores brasileiros retornaram ao clube nesta sexta-feira, após terem atuado nas eliminatórias, assim como Moises Caicedo.
Enzo Maresca falou sobre o retorno dos jogadores ao clube e de suas disponibilidades para entrar em campo contra o Brentford.
“Os três jogadores brasileiros chegaram ontem. Eles não treinaram, eles fizeram uma sessão de recuperação. Moi (Caicedo) chegou ontem à noite, então eu não o vi, vou vê-lo hoje. Então, para todos eles, é um ponto de interrogação para amanhã. Mas quando eles jogam na Bolívia, é tão difícil que eles podem voltar muito em breve.”
Facundo Bounanotte chegou para reforçar o Chelsea no último dia de janela de transferências em um empréstimo de uma temporada, sendo mais uma opção para Enzo Maresca.
O treinador falou sobre a chagada do argentino em seu elenco para o andamento da temporada.
“Buonanotte é um bom jogador. Eu o conheço porque ele estava em Leicester e eu estava lá, então tenho algum contato lá. Ele é um jogador que pode nos ajudar. Temos muitas competições, muitos jogos, que com certeza ele vai jogar por nós.”
A saída de Nicolas Jackson para o Bayern teve momentos tensos, com o jogador quase retornando ao Chelsea após a lesão de Delap.
Questionado sobre um possível contato com o jogador após o clube ordenar seu retorno, Maresca revelou não ter feito nenhum contato com o atacante.
“Eu não falei com ele. Não. Como eu disse, lhe enviei uma mensagem apenas para lhe desejar tudo de bom.” “Acho que no final se o clube decidir por algo diferente, porque o clube ainda tem o poder de fazer isso.”