Rui Borges: «Por jogar em casa, Benfica tem um pequeno favoritismo» | OneFootball

Rui Borges: «Por jogar em casa, Benfica tem um pequeno favoritismo» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·4. Dezember 2025

Rui Borges: «Por jogar em casa, Benfica tem um pequeno favoritismo»

Artikelbild:Rui Borges: «Por jogar em casa, Benfica tem um pequeno favoritismo»

Na antevisão ao Dérbi da 2ª Circular, que se vai jogar esta sexta-feira entre Benfica e Sporting, Rui Borges deu realce ao crescimento da equipa durante a reta inicial da temporada, relativizando o facto de ser um jogo entre dois velhos rivais. Para o técnico dos leões, é um jogo «como outro qualquer».

Quinto dérbi a liderar os leões: «Acredito que estou preparado, por isso é que estou aqui. Viram que estávamos preparados, enquanto equipa técnica, para assumir o Sporting. Agora, estamos longe do nosso auge. Há sempre um crescimento diário. Olho para este jogo como outro qualquer, honestamente. Se é a melhor altura ou não... É o que é, não me foco muito nessas nuances.


OneFootball Videos


Olho, sim, para um caminho muito positivo, gradual na confiança, na qualidade de jogo. Estamos a crescer, e é isso que me preza ver. Olho para o que seremos capazes. O jogo é nesta fase, vale o que vale. Vale três pontos, como qualquer outro jogo. A dificuldade é grande, o respeito é igual ao de qualquer jogo. Duas grandes equipas, será um grande jogo. Os 50 jogos são uma marca. Que faça muito mais. Estamos sempre num crescendo de aprendizagem. Estamos numa boa fase, num crescimento muito bom, e queremos consolidá-lo cada vez mais.»

António Nobre a arbitrar a partida: «Não vou falar de nomeações, nunca o fiz e não farei agora. Não mando nessa parte. Perde-se demasiado tempo a falar disso, devemos falar mais do espetáculo em si, da paixão que envolve, mais do que tudo o resto. Não me vou alongar.»

Benfica favorito: «Respondo como respondi no nosso jogo, aqui, com o FC Porto. Disse que era 50/50, com uma pequena percentagem por jogarmos em casa, e acabámos por perder o jogo. Acredito que, por o Benfica jogar em casa, num campo difícil e num ambiente difícil, tem um pequeno favoritismo nesse sentido. Agora, acho que é muito repartido, são jogos de tripla. Que seja um grande jogo e que consigamos ser a equipa que temos sido neste crescimento.»

O que esperar do Sporting na Luz: «Não vamos fugir à nossa ideia de jogo. Do outro lado, está uma grande equipa, que, em alguns momentos, vai obrigar a que estejamos mais equilibrados. Não fugimos ao que queremos implementar no jogo. Queremos ser uma equipa equilibrada, e temos crescido nesse sentido, em todos os momentos do jogo. Temos de perceber que será muito importante, não só o processo ofensivo, como o processo defensivo, estando bem organizados, para anular os pontos fortes do adversário. O Benfica, ao longo destes anos, serviu-nos de exemplo.

Era uma equipa que, em transição, era muito forte. Quero que a minha equipa seja capaz de ser a melhor em todos os momentos de jogo. Veremos se seremos capazes. Acredito que sim, olho para a equipa e vejo-a confiante, ligada. Não em excesso de confiança, porque isso poderia ser prejudicial, mas sim numa perspetiva de ambição e de perceber que está a crescer. Querem voltar a ter prazer em jogar, e isso deixa-me mais tranquilo. Quanto a processos... Vamos ser iguais a nós próprios. Quando não conseguirmos ter tanta bola, é porque o adversário está a ser superior, e temos de estar bem organizados.»

De Bruno Lage para Mourinho: «Tenho exatamente o mesmo respeito pelo mister José Mourinho que tinha pelo mister Bruno Lage. Acima de tudo, olho para a equipa e para o seu coletivo, perante a ideia de cada treinador. Acredito que o mister José Mourinho, como não fez a equipa, tenha de se adaptar aos jogadores que tem, mas que queira meter as suas ideias, à posteriori, depois do mercado, não sei.

São suposições. Olho para o jogo como olhei para todos os outros, com respeito pelo adversário e por um grande treinador, que admiro muito. Amanhã, é Sporting contra Benfica, independentemente dos treinadores. Que seja um grande jogo, com muito respeito e bem disputado.»

Benfica melhor em relação à Supertaça: «O Benfica está numa fase boa, de três vitórias seguidas. Se calhar, estão numa fase de maior confiança, independentemente de terem tido a dificuldade de ganhar ao Nacional, como nós tivemos. É sempre um campo difícil de jogar e ganhar. A equipa do Benfica está melhor em termos de confiança, está em crescendo, percebe a fase do campeonato em que está, que é um jogo em casa, que vai puxar pelos adeptos, porque acaba por ser um ambiente difícil, para o seu lado.

Acredito que queiram disputar o jogo desde início e fazer de tudo para ganhar, sem ser num jogo de perspetiva, em bloco médio. Acredito num Benfica, a querer demonstrar desde início que quer ganhar, pressionante na maioria do tempo, tal como o Sporting

Impressum des Publishers ansehen