Leonino
·8. Januar 2026
Rui Borges tomou decisão drástica depois do Sporting - Vitória SC

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·8. Januar 2026

O empate (1-1) no campeonato diante do Gil Vicente e, sobretudo, a derrota, por 2-1, com o Vitória de Guimarães, na meia-final da Taça da Liga, deixaram marcas evidentes no plantel do Sporting. O desaire em Leiria, consumado já nos instantes finais do encontro, reforçou a sensação de frustração num grupo que voltou a consentir golos decisivos nas fases finais dos jogos. Com o próximo compromisso agendado para o dia 16, frente ao Casa Pia, Rui Borges entende que é fundamental “limpar a cabeça” e recentrar a equipa para evitar que o momento negativo se prolongue.
Precisamente por considerar que as emoções estavam ainda demasiado à flor da pele, o treinador dos verdes e brancos optou por não falar ao grupo após a eliminação frente aos vimaranenses. A mensagem será guardada para sexta-feira, dia do regresso aos treinos, depois de dois dias de folga concedidos ao plantel.
Antes mesmo do encontro com o Vitória de Guimarães, o Sporting já lidava com um cenário complicado no departamento clínico, com cinco jogadores lesionados, dois em recuperação de condição física, dois ao serviço das respetivas seleções na CAN e um castigado. O encontro em Leiria agravou ainda mais esse quadro. Fotis Ioannidis saiu aos 22 minutos devido a um desconforto no joelho esquerdo, numa situação sem gravidade mas que obrigou a gestão imediata. Mais sério foi o caso de Eduardo Quaresma, que sofreu um choque de cabeças, mas já foi operado e já iniciou a sua recuperação.
Para o jogo com o Casa Pia, Rui Borges não poderá contar com Morten Hjulmand e Maxi Araújo, ambos castigados. Em sentido inverso, Gonçalo Inácio regressa após cumprir suspensão, Zeno Debast volta a estar disponível depois de recuperar de lesão e Geny Catamo volta a integrar o plantel, depois de Moçambique ter sido eliminado da CAN, reforçando assim as opções do treinador.
O Sporting recebe o Casa Pia no dia 16, às 20h15, no Estádio José Alvalade, em jogo da 18.ª jornada do campeonato. Quatro dias depois, a exigência sobe de nível com a receção ao PSG, na penúltima jornada da Liga dos Campeões, um duelo que promete testar ao limite a resposta física e mental dos leões.









































